Prefeitura realiza Tour do Rio Sorocaba

26/9/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2016-05-24-aco-pescaria-no-rio-sorocaba-ft-zaqueu-preonca-307-294

Inscrição é gratuita e pode ser feita até esta terça-feira (dia 27)

Nesta quarta-feira (dia 28), a população pode participar gratuitamente do Tour do Rio Sorocaba em três horários: das 8h às 10h, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Já os servidores públicos terão a mesma oportunidade das 14h às 17h. O passeio ocorrerá num ônibus movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano, considerado o primeiro do Brasil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3238.2366 ou pessoalmente na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), até esta terça-feira (27).

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema e da Urbes – Trânsito e Transportes, o objetivo da atividade de Educação Ambiental é sensibilizar os participantes com relação ao rio Sorocaba, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais deste importante manancial.

Roteiros

Pela manhã, partindo do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado em frente ao Poupatempo, os participantes vão percorrer o trecho urbano do rio, passando pela Praça da Biodiversidade, Parque Municipal “Porto das Águas” e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Em cada parada, os técnicos abordarão as questões ambientais e as curiosidades de cada local.

À tarde, saindo do Paço Municipal, o tour passará pela Praça da Biodiversidade, Parque Municipal “Porto das Águas”, Parque das Águas, no Jardim Abaeté, e pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-S1).

No CEA, serão abordadas informações sobre o rio Sorocaba, sua fauna e história. Na Praça da Biodiversidade, as pessoas conhecerão os ecossistemas e as espécies da flora e fauna de Sorocaba. No Parque Municipal “Porto das Águas” e no Parque das Águas, o tema será a importância da várzea, o motivo das inundações no local em algumas épocas do ano e a estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Já na ETE-S1, os participantes vão saber como o esgoto de Sorocaba é tratado.

O tour realizado pela manhã terá saída e chegada no CEA Rio Sorocaba, localizado na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo Sorocaba. Já o passeio realizado à tarde, terá saída e chegada em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, pela manhã são oferecidas 15 vagas para cada turma. Já à tarde são 35 vagas para funcionários e 20 vagas para a população.

Sobre o ônibus

Sorocaba já fez testes com ônibus híbridos anteriormente. Em 2014 testou um ônibus elétrico e, em 2015, um ônibus a gás natural veicular. O uso de combustível limpo como o biodiesel e o GNV para a frota de ônibus é uma das medidas possíveis de combate à poluição, pois ajuda na redução da emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar da cidade.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Já o GNV tem importante papel na redução de emissão de poluentes, pois libera apenas o dióxido de carbono – em menor proporção que os combustíveis líquidos – e água.

Para a Secretaria do Meio Ambiente, esta iniciativa é fundamental para o compromisso de Sorocaba dentro dos esforços no combate às mudanças climáticas e a economia de baixo carbono. Conter as emissões destes gases de efeito estufa é uma tarefa indispensável e uma necessidade imediata de desacelerar o avanço do aquecimento global.

De acordo com o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Sorocaba, divulgado em 2014, o setor de transporte é o maior responsável pela emissão destes gases no município, contribuindo com 52,9% do total de emissões da cidade, explicado pela utilização de combustíveis oriundos de fontes não renováveis. É o caso da gasolina e do óleo diesel, que abastecem boa parcela dos veículos que circulam por Sorocaba e são altamente prejudiciais ao meio ambiente.

O aumento contínuo da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera traz maior interação com a radiação infravermelha emitida pelo planeta Terra e, por consequência, implica no aumento da temperatura do ar atmosférico. Esse aumento é o que se denomina de aquecimento global, que pode ter reflexos nas mudanças climáticas como a distribuição irregular das chuvas, aumento ou diminuição de temperaturas da atmosfera, elevação do nível do mar, entre outros.

 

 

Compartilhe no Whatsapp