da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A manhã deste sábado, dia 17, foi especial para quem compareceu ao futuro Parque Municipal “Porto das Águas”. Mais de 120 pessoas colaboraram com a arborização no novo espaço público de lazer.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoveu o plantio de 400 mudas de árvores. Entre as espécies plantadas estão pitangas, araçá, ingá, ipê-branco, ipê-amarelo e aroeira salsa.
Acompanhada da mãe, a menina Júlia de Almeida, de 9 anos, estava participando pela primeira vez de um plantio. “É muito legal”, diz ela. Para a mãe, Eni da Silva, este tipo de atividade é muito importante: “A gente tem que colaborar com a natureza”, afirma ela.
Também na condição de participante novata, Maria Elisa de Oliveira Silva, 7 anos, já sabe o que o plantio significa para o parque: “Essas árvores vão servir de casa para os bichos”, diz abrindo um sorriso e com os olhos brilhando. É o pai quem explica a reação da menina “Maria Elisa estava muito curiosa com tudo que estava acontecendo. Eu falei que no futuro essas árvores vão dar muita sombra para quem visitar o parque”, conta Renê Ribeiro da Silva, 28.
O Parque
Com 140 mil metros quadrados, o Parque Municipal “Porto das Águas” possuí um lago com 26 metros de profundidade, em sua maior medição. Com excelente visibilidade subaquática registrada por volta dos 10 metros, o lago poderá (se houver segurança) abrigar a prática de esportes aquáticos.
A área está sendo limpa e uma pista de caminhada será instalada ao redor do lago, num total de 1.100 metros. Um cercado formado por três linhas de cabos de aço vai proteger os visitantes e, a cada 20 metros, serão afixadas placas indicativas sobre segurança. Além disso, também haverá no local mirantes para que os frequentadores possam contemplar a paisagem. O “Parque do Porto” vai receber iluminação toda em led.
A intenção é que outras atividades sejam realizadas mesmo durante o período de obra e com a participação da comunidade. Quem passa pelo local pode observar alguns pássaros como o marreco de pé-vermelho e o frango d’água, os primeiros e assíduos frequentadores do local.
Uma casa existente no parque será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), nos moldes daquele existente em frente ao Terminal São Paulo, na avenida Dom Aguirre. A compensação de retiradas de árvores do local será feita no próprio Parque “Porto das Águas” e algumas, inclusive, serão remanejadas.
A criação do novo Parque Municipal não acarretará qualquer custo à Prefeitura de Sorocaba. O valor de instalação, de R$ 319 mil, será coberto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.
Parque Metropolitano
Futuramente, a cidade terá um complexo de lazer de 1.083.000 de metros quadrados. Será o Parque Metropolitano, do qual o Parque Municipal “Porto das Águas” fará parte enquanto principal ligação com os outros parques da região.
O antigo aterro sanitário do bairro Retiro São João será reflorestado e vai se transformar num parque, formando um corredor verde juntamente com os já existentes Parque das Águas, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e trecho local do Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” – às margens do rio.