“Porto das Águas” tem lago de 26m de profundidade

5/9/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

limpeza-do-lago-do-parque-porto-das-aguas-ft-assis-cavalcante-025

A medição foi realizada durante trabalho de limpeza que envolveu a Sema, Saae e uma ONG 

Numa ação que contou com a participação da Organização Não Governamental (ONG) Caturro Navegantes, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), fez a medição da profundidade do lago do mais novo parque da cidade, o “Porto das Águas”: 26 metros no máximo.

Localizado à margem direita do Rio Sorocaba, na região do Retiro São João, o espaço público de 140 mil metros quadrados fará, num projeto futuro, comunicação com o Parque das Águas, o Parque Linear e Jardim Botânico, formando o “Parque Metropolitano de Sorocaba” que vai incluir, ainda, um corredor verde a ser formado na área do antigo aterro sanitário.

Além do registro de profundidade, que em outros pontos registrou valores entre 10 e 15 metros, o lago também passou por uma limpeza. Com auxílio de um barco funcionários e estagiários da Sema retiraram isopor, garrafas pets, copos plásticos e até um extintor de veículo jogados na água. Materiais também foram encontrados e recolhidos por outro grupo que percorreu o entorno do lago.

O Parque

Com excelente visibilidade subaquática em torno dos 10 metros, o lago do Parque Municipal “Porto das Águas” poderá, em breve, abrigar a prática de esportes aquáticos.

A área está sendo limpa e uma pista de caminhada será instalada ao redor do lago, num total de 1.100 metros. Um cercado formado por três linhas de cabos de aço vai proteger os visitantes, e a cada 20 metros serão afixadas placas indicativas sobre segurança. Além disso, também haverá no local mirantes para que os frequentadores possam contemplar a paisagem. O “Parque do Porto” vai receber iluminação toda em led.

A intenção é que mesmo durante o período de obra a comunidade já ocupe o espaço. Quem passa pelo local pode observar alguns pássaros como o marreco de pé-vermelho e o frango d’água, os primeiros e assíduos frequentadores do local.

Uma casa existente no parque será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), nos moldes daquele existente em frente ao Terminal São Paulo, na avenida Dom Aguirre. A compensação de retiradas de árvores do local será feita no próprio Parque “Porto das Águas” e algumas inclusive serão remanejadas.

A criação do novo Parque Municipal não acarretará qualquer custo à Prefeitura de Sorocaba. O valor de instalação, de R$ 319 mil, será coberto pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.

Parque Metropolitano

Futuramente, a cidade terá um complexo de lazer de 1.083.00 de metros quadrados. Será o Parque Metropolitano, do qual o Parque Municipal “Porto das Águas” fará parte enquanto principal ligação com os outros parques da região.

O antigo aterro sanitário do bairro Retiro São João será reflorestado e vai se transformar num parque, formando um corredor verde juntamente com os já existentes Parque das Águas, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e trecho local do Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” – às margens do rio.

Compartilhe no Whatsapp