“Todos Podem Ser Frida” chega ao Barracão Cultural

29/8/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria da imprensa da Prefeitura de Sorocaba

todospodemserfrida2

Abertura será às 16h de quinta-feira (dia 1).

O Barracão Cultural recebe neste mês de setembro a exposição “Todos Podem Ser Frida”, projeto autoral idealizado pela jovem fotógrafa Camila Fontenele de Miranda. A abertura oficial da mostra ocorre na quinta-feira (dia 1), às 16h, é gratuita e aberta ao público.

A exposição foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o programa de itinerância de exposições do Museu da Diversidade Sexual em São Paulo.

Por meio de pesquisas, o projeto traz a vida da artista mexicana Frida Kahlo traçada por cinco fragmentos fotográficos dos fatos mais impactantes: “Frida por Inteiro”, “O Amor de Frida”, “A Dor de Frida” “As Cores de Frida” e “O Aborto de Frida”.

O estudo e as fotos oficiais do projeto foram feitos entre junho de 2012 e julho de 2013. A produção foi realizada por artistas plásticos convidados pela artista Camila Fontenele de Miranda e os modelos todos do sexo masculino. A inversão de papéis e gênero foi propositadamente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano. Além disso, essa questão está totalmente ligada aos rumores de sua bissexualidade.

Os sorocabanos vão poder conferir a mostra até o dia 30 de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.

Sobre a artista

Camila Fontenele de Miranda é natural de São Paulo, publicitária formada pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e pós-graduada em Cinema, TV e Vídeo, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Interessou-se por fotografia através de um workshop na Oficina Cultural Grande Otelo, em 2007, porém, a carreira de fotógrafa profissional só ocorreu em 2012.

A artista já percorreu três estados do Brasil (SP, RJ e MG) com seu projeto fotográfico “Todos podem ser Frida”, entre exposições e intervenções, e internacionalmente em Caserta, na Itália.

Em maio de 2013, Camila Fontenele recebeu o Mérito Artístico Cultural no grau de artista fotográfica pela produção do “Todos Podem Ser Frida”. Em 2016 ganhou o Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais, promovido pela Secretaria de Cultura de Sorocaba, com a obra fotográfica “Me escreva, pai”.

Suas inspirações percorrem da leitura às artes plásticas, como Frida Kahlo, Edward Hopper, Robert Mapplethorne, Marina Abramovic, Andrei Tarkovsky, Van Gogh, Jack Kerouac, Caio Fernando de Abreu, Patti Smith, Cesare Pavese, Anka Zhuravleva, Duane Michals, entre outros.

Compartilhe no Whatsapp