da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nesta semana será realizado em 13 bairros, informa a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). A ação é permanente, independente da época do ano.
Até sexta-feira (5), as visitas de casa em casas ocorrem nos bairros Wanel Ville, Ouro Fino, Jardim São Guilherme, Vila Fiori, Barcelona, Vila Barão, Parque Vitória Régia e Vila Carvalho. Nessas localidades, o trabalho é feito por agentes da SES.
Além disso, uma equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria da Saúde do Estado, atuará nos bairros Elton Ville, Jardim Refúgio, Jardim Paulistano, Jardim América e Jardim Pagliato.
Para esta semana, as ações de nebulização não estão programadas, tendo em vista que a cidade não teve caso autóctone de dengue, zika ou chikungunya confirmado nos últimos dias, tornando desnecessário esse tipo de ação.
A Divisão de Zoonoses esclarece quanto à necessidade de manter as ações preventivas durante o inverno, de forma a evitar infestação do mosquito e o aumento de casos no decorre do segundo semestre do ano. Além das iniciativas adotadas pelo poder público, complementa, o apoio da população em manter os imóveis livres de possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor é determinante para a eficácia da ação.