Força-tarefa recupera vias de terra em Brigadeiro Tobias

13/6/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Sorocaba

Serviço deve estar concluído até esta terça-feira. Depois, equipes da Secretaria de Serviços Público (Serp) devem se dirigir para outras regiões da cidade em que outras vias também foram danificadas pelas recentes chuvas fortes

As chuvas fortes que provocaram o apagão no início da última semana em Sorocaba também contribuíram para deixar as vias de terra em situação precária. Algumas delas, como a Estrada Santa Maria do Povo, em Brigadeiro Tobias, ficaram intransitáveis, razão pela qual a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realiza um verdadeiro mutirão para recuperar o solo.

Desde a última terça-feira (7), uma força-tarefa com máquinas e caminhões trabalha para retirar toneladas de terra que a chuva arrastou para a referida via que dá acesso ao Centro de Brigadeiro Tobias. O lamaçal foi levado, principalmente, de uma área que seria transformada em loteamento, que fica em um morro.

A terra retirada para liberar a via está sendo utilizada na recuperação de toda a extensão da Estrada Santa Maria do Povo. Em alguns pontos, nascentes de água atravessam a estrada e, com a passagem dos veículos, forma-se lamaçal, dificultando a manutenção. Nesses pontos, a manutenção inclui a abertura de desvio, para que a água deixe de cortar a pista.

Conforme o secretário Oduvaldo Denadai, que acompanhou parte dos trabalhos, só no entorno de Brigadeiro Tobias são pouco mais de 20 km de vias de terra que estão sendo recuperados. “É um trabalho de correr contra o tempo, porque tem que ser bem feito e torcer para que não chova forte, senão tudo é perdido”, explica.

Conforme o secretário, após a conclusão dos serviços em Brigadeiro Tobias, prevista para até esta terça-feira (14), as equipes da Serp devem se dirigir para outras regiões da cidade, e que outras vias de terra também foram danificadas pelas fortes chuvas. “Sorocaba conta com aproximadamente 300 km de ruas e estradas vicinais sem pavimento. Mesmo com todos equipamentos de que dispomos, o serviço é demorado”, explica.

A previsão do secretário é de que todas as vias de terra que precisam de manutenção/recuperação, sejam atendidas em até 45 dias, caso não ocorram contratempos, como chuvas fortes. “São doze equipamentos (motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador e caminhões basculantes) que estão trabalhando diariamente.”

O secretário de Serviços Públicos explicou que o critério para a ordem das vias que recebem os serviços de manutenção ou recuperação, num primeiro momento, leva em conta o estado de conservação. Num segundo momento, prioriza as vias de terra por onde passam os ônibus do transporte coletivo, tais como Bom Jesus, Genebra/Inhaíba, Mato Dentro, Campininha e Bairro dos Carvalhos, entre outras.

Compartilhe no Whatsapp