da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Prosseguem nesta semana as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até sexta-feira (3), dependendo das condições climáticas, ao menos onze bairros estão incluídos na programação, informa a pela Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).
Segundo a médica veterinária da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, as vistorias de casa a casa estão programadas para ocorrer nos bairros Parque São Bento, Lopes de Oliveira, Jardim São Paulo, Éden e Jardim Henrique. Já as nebulizações vão ocorrer no Jardim Magnólia, Vila Helena, Parque Esmeralda, Jardim do Sol, Jardim Guaíba e Nova Manchester.
No caso das visitas às residências, os agentes dão orientações aos munícipes sobre os sintomas das três doenças causadas pelo Aedes aegypti. Também informam sobre medidas de prevenção. Ainda é feita a remoção de materiais inservíveis que podem servir de criadouros para as larvas do Aedes.
Enquanto isso, na ocasião das aplicações de inseticidas, a população é avisada com antecedência para que se prepare. “As pessoas devem deixar o imóvel e voltar só depois de 30 minutos. As portas, janelas e cortinas precisam ficar abertas”, avisa a Divisão de Zoonoses. E acrescenta: “Para casas que tenham pessoas com dificuldade de locomoção, a recomendação é que fiquem em um cômodo fechado. Isso também vale para os animais.”