da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Devido à grande procura, será realizada mais uma oficina no dia 8 de junho. As inscrições estão abertas.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou nesta segunda-feira (30) uma Oficina de Mulinhas na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A atividade faz parte da programação da 49ª Semana dos Tropeiros e contou com a participação de cerca de 20 crianças, com 5 anos de idade, que puderam aprender um pouco da história e da importância do tropeirismo na cidade.
Para confeccionar a mulinha foram utilizados materiais recicláveis, como garrafa PET, EVA e pau de vassoura, que foram disponibilizados pela Secult. Durante a oficina, as crianças puderam ouvir histórias sobre o tropeirismo e ainda visitar a exposição “O Tropeiro”, que mostra além de um mapa com a Rota dos Tropeiros, figuras, quadros, objetos e miniaturas falando sobre a vida, costumes e dificuldades vividas por eles.
De acordo com o historiador e coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, esse contato das crianças com os objetos que mostram a história dos tropeiros na cidade é muito importante para educação e aprendizado deles. “Aqui as crianças puderam ver de perto como é uma ferradura, o arreio, a escovadeira, a barrigueira – utilizada para prender a sela no animal de carga -, história sobre os tropeiros, além de aprenderem a confeccionar a mulinha”, destacou.
Para a arte-educadora Silene Leite Fonseca ensinar brincando é a melhor maneira de prender a atenção da garotada, que chegou com a corda toda. “É impressionante como eles aprenderam rápido e ficaram fascinados com a história e com os objetos usados pelos tropeiros”, declarou a funcionária.
Por conta da grande procura, a Secretaria da Cultura realizará no próximo dia 8 de junho, às 14h, mais uma oficina de mulinhas e as inscrições já estão abertas. Já a exposição que encerraria nesta terça-feira (dia 31) foi prorrogada até o dia 10 de junho.
A Biblioteca Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.