da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba prossegue com as obras de reforma e manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecidinha. Estão sendo realizados no local: revisão elétrica, pintura, consertos em esquadrias e alambrado, redimensionamento de salas para criar mais espaços úteis (como consultórios), troca de telhado e adequação de sanitários.
Na manhã desta quarta-feira (11), funcionários da empresa Casagrande Prestadora de Serviços e Construções Ltda. – responsável pelo serviço -, realizavam a colocação de azulejos nos banheiros. Também era feito o contrapiso na entrada da UBS, além do reboco das paredes.
A reforma não está impactando no atendimento da população daquela região, informa a Secretaria da Saúde (SES). São feitos, em média, 500 atendimentos por dia na UBS Aparecidinha, sem contar as visitas em residências, por meio do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF).
Entre os procedimentos disponíveis na unidade estão as consultas de clínico geral, pediatra, ginecologista; coleta laboratorial; atendimentos de enfermagem e odontológico; distribuição de medicamentos; aplicação de vacinas; exames de eletrocardiograma; curativos; aferição de sinais vitais para controle de doenças crônicas; medicação; acolhimento de usuários e trabalhos em grupo.
A SES coloca que a UBS Aparecidinha é conhecida oficialmente como uma Unidade de Saúde da Família (USF). A USF é um tipo de UBS, mas com um médico responsável por seu território e pela oferta de atendimento diferenciado, com atendimento no acolhimento da unidade e visitas dos agentes comunitários de saúde, entre outras ações.
A reforma da unidade de saúde é custeada mediante emenda parlamentar no valor de R$ 199.165,37, da ex-deputada federal Iara Bernardi, e mais R$ 100 mil de emenda impositiva do vereador Francisco França.