Mais 50 mil doses da vacina contra a gripe serão distribuídas

3/5/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-04-29-central-rede-friadist-de-vacinas-influenza-nas-ubs-ft-zaqueu-proenca-004-37

Sorocaba recebeu uma nova remessa de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ao todo, a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) retirou, nesta segunda-feira (2), mais 50 mil doses no Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE). A partir desta terça-feira (3), pela manhã e à tarde, vai distribuí-las nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Até as 17h do último sábado (30) – data de início da campanha -, houve aplicação de 36.639 doses no público-alvo da ação, 168 mil munícipes aproximadamente. Desse total, a meta é de que 80% das pessoas sejam imunizadas.

Com o lote adicional, a cidade contabilizou 104.900 doses recebidas, de um total de 150 mil solicitadas inicialmente junto ao Ministério da Saúde (MS). Conforme levantamento feito até as 17h de sábado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da SES, os idosos foram os que mais receberam a vacina, representando 20.129 doses aplicadas. Em seguida, vêm as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, com 14.116 aplicações; gestantes, 1.661; profissionais da área da saúde, 486; e puérperas (até 45 dias após o parto), 264. Todos integram o público-alvo da primeira fase do combate ao Influenza.

Na segunda fase, serão incluídas na campanha pessoas que apresentam doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, bem como outros trabalhadores da saúde (ambulatórios, laboratórios e clínicas). A ação prossegue até 20 de maio.

Falta de doses e reposição

De acordo com a chefe da DVE/SES, Renata Guida Caldeira, no primeiro dia de campanha, foi registrada falta de doses na UBS do Wanel Ville. Houve reposição nesta segunda-feira de manhã. À tarde, porém, a procura intensa fez com que se acabasse novamente. Outras UBSs (Jardim Simus, Sorocaba I, Vila Fiori e Cajuru) também registraram falta de vacinas por volta das 12h45.

“É inédito isso. Nunca tínhamos ficado desabastecidos durante uma campanha. Mas estamos melhores do que outros municípios”, comenta Renata, acrescentando que a demanda era esperada, tendo em vista o aumento no número de casos de gripe e a antecipação da sazonalidade da doença.

Segundo a chefe da DVE/SES, a distribuição do novo lote recebido será dividida em três rotas na manhã desta terça-feira. A Rota 1 seguirá pelas UBSs Vila Angélica, Lopes de Oliveira, Nova Sorocaba, Santana, Parque São Bento, Vila Barão, Márcia Mendes, Nova Esperança, Jardim Simus, Sorocaba I e Wanel Ville. Integram a Rota 2 as UBSs Habiteto, Laranjeiras, Maria do Carmo, Maria Eugênia, Paineiras, São Guilherme e Vila Fiori. A Rota 3 é formada pelas UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Éden, Mineirão, Ulisses Guimarães e Vitória Régia. Por fim, a Rota 4, que terá início no período da tarde, conta com as UBSs Barcelona, Vila Haro, Vila Hortência, Vila Sabiá, Cerrado e Escola.

Renata explica que, nos casos em que houve falta de vacina, é recomendável que a população retorne às UBSs no período – do dia – posterior à distribuição por rotas. Por exemplo, no caso da UBS Wanel Ville, que compõe a Rota 1, a orientação é de que o munícipe procure a unidade durante a tarde, já que a entrega ocorrerá pela manhã.

Outro pedido da chefe da DVE/SES é de que as pessoas respeitem as duas fases da campanha, a fim de que não faltem doses para a população de risco. “A segunda fase se inicia somente na semana que vem”, explica. Ao chegar às UBSs, é necessário apresentar o cartão de vacinação, além de documento que comprove a idade ou confirme a condição clínica.

Durante a campanha de vacinação, a população será protegida contra os vírus A/Califórnia (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Compartilhe no Whatsapp