São Paulo confirma transferência de pacientes do Vera Cruz

27/4/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

img07151

A Secretaria da Saúde da cidade de São Paulo confirmou a transferência, a partir de junho, de ao menos 57 pacientes paulistanos (19 mulheres e 38 homens) que estão internados no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, sob gestão da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba. A coordenadora do processo de desinstitucionalização na Capital, Myres Cavalcanti, e a assistente social, Jennifer Cancherini, estiveram nesta terça-feira (26) em Sorocaba para participar de reunião com a Coordenação de Saúde Mental do Município, a fim de iniciar o planejamento da ação.
“Fazer a transferência desses pacientes para residências terapêuticas (RTs) na capital é nossa prioridade, conforme compromisso assumido com o Ministério Público Federal. Já está tudo garantido”, enfatiza Myres. A Prefeitura de São Paulo está em fase de instalação de 16 RTs, das quais 06 serão destinadas a pacientes paulistanos que estão em Sorocaba. Cada uma delas tem capacidade para receber até 10 pessoas. Os imóveis estão sendo alugados e mobiliados, e as equipes de cuidadores 24 horas contratadas de forma terceirizada; processo todo que estará concluído em junho, para início das transferências.
“Ainda vamos definir como será feito esse transporte, possivelmente em micro-ônibus. Agora, vamos concluir o levantamento de prontuário de cada paciente para montar os grupos que irão para cada RT, isso com base nas características de cada um e afinidades entre eles”, destaca a coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi. Isso, porque em São Paulo há 07 equipes de desinstitucionalização e cada uma será responsável pela transferência de grupamentos para as RTs localizadas na área de abrangência de cada uma.
 
Mais pacientes
 
Myres aproveitou para conhecer as instalações e a rotina dos internos no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz e adiantou que o número de pacientes que vão para as RTS em São Paulo pode ser ainda maior. “Vamos fazer o melhor para cada paciente, independente do município; se algum outro quiser morar em São Paulo. O importante é tentar manter vínculos entre eles ou seus familiares”, frisa.
Paciente no “Vera Cruz”, Nelson Manoel dos Santos, 50 anos, tem origem na capital paulista e está internado em hospitais psiquiátricos desde 2009. Não vê a hora de voltar ao convívio em sociedade. “Sempre de banho tomado e barba feita, toda vez que o encontro ele pergunta quando vai voltar para São Paulo”, recorda a terapeuta ocupacional Maria Beatriz de Miranda Matias, que integra a equipe da SES responsável pela desinstitucionalização em Sorocaba.
“Vamos estudar caso a caso e dar sugestões para que as transferências sejam feitas da melhor forma possível”, completa a assistente social Valéria Corrêa, que é coordenadora técnica no “Vera Cruz”. Para agilizar o processo e ainda evitar prejuízo ao atendimento dos pacientes durante a transferência, uma equipe da Capital deve permanecer em Sorocaba durante o mês de maio. “Inclusive, terei essa disponibilidade. Facilitaria muito o trabalho”, aponta a também assistente social Jeniffer Cancherini.
A equipe paulistana ainda se prontificou a fazer o possível para agilizar a transferência à capital de uma paciente de 95 anos de idade, conhecida como Minervina, que está internada há 62 anos e que atualmente se encontra no polo de Sorocaba. “Descobrimos que ela tem um filho que quer levá-la para casa. Estamos articulando isso”, aponta Mirsa. “Vamos tentar uma vaga provisória para ela num Centro de Atenção Psicossocial em São Paulo, enquanto as RTS não ficam prontas. Para ficar mais perto do filho e depois ir morar com ele”, comprometeu-se Myres.
 
Outras localidades
 
Conforme a coordenadora do processo de desinstitucionalização na Capital, assim que concluída a remoção dos paulistanos que estão no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, o passo seguinte será trazer de volta os 157 pacientes que estão nos hospitais psiquiátricos em Salto de Pirapora e Piedade. No “Vera Cruz”, hoje em dia há 434 pacientes, oriundos de 92 cidades brasileiras.
“Estamos em negociação ainda com outras cidades, como por exemplo Votorantim, também aqui na região. O que queremos é uma condição digna de vida para esses pacientes, para tenham o direito restabelecido de viver em sociedade. Essa grande transferência para São Paulo é uma vitória para nós, mas sobretudo para os pacientes”, finaliza Mirsa.
A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída em dezembro de 2016, conforme estabelece Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 18 de dezembro de 2012, entre a União, Estado e as Prefeituras dessas três cidades. Os pacientes que recebem alta vão morar em RTs ou em casas de familiares. De lá para cá, três hospitais psiquiátricos foram fechados em Sorocaba (Medicina Mental, Teixeira Lima e Jardim Das Acácias).
 
Compartilhe no Whatsapp