Alunos multiplicam informações no combate à dengue

21/3/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-03-18-aedexposico-combate-a-dengue-ft-emerson-ferraz-103

“Achiles” abre escola à comunidade para apresentar trabalhos dos alunos no combate ao criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

Com o nome “Aedexposição”, a Escola Municipal “Dr. Achilles de Almeida”, na Vila Hortência, abriu as portas à comunidade, nesta sexta-feira (18), para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chicungunya e o vírus Zika.

Além da exposição de cartazes e maquetes, os próprios alunos do 9º ano fizeram palestras e parodias para chamar a atenção da população. Os mais de mil estudantes da unidade escolar que atende do Fundamental I ao Ensino Médio, juntamente com professores e funcionários, organizaram todo o trabalho de pesquisa que resultou também na produção de jogos e vídeos.

Durante o dia houve também a participação do Grupo de Formação Cidadão, da Guarda Civil Municipal (GCM), com apresentação de peça teatral, palestra da Divisão de Zoonoses e distribuição de material informativo.

Segundo a diretora da unidade, Elaine Ortiz, a proposta do trabalho é tornar os alunos multiplicadores de todas essas informações, para que possam ser levadas às comunidades onde moram. “É preciso que todos se envolvam e esse trabalho deu certo, pois muitos pais e moradores do bairro vieram para a escola” ressaltou.

Para a auxiliar de departamento pessoal, Cristina Fernanda de Freitas, o trabalho já mudou o comportamento da filha Geovana, aluna do 6º ano. A mãe conta que a menina ajuda a inspecionar toda a casa para eliminar os criadouros do mosquito, bem como orienta a vizinhança. “Esse trabalho é muito bom e o resultado será para sempre, pois as crianças acabam orientando os adultos para agir de forma correta”, conclui.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, Vinícius Mariozi, Natália de Macedo e Beatriz Bertoni desenvolveram um jogo que despertou a atenção de todos. Baseado no tradicional “Banco Imobiliário” eles criaram, com apoio dos professores que os auxiliaram nas pesquisas, uma série de perguntas onde o jogador tem que responder de forma correta para avançar. “Tivemos a ideia e fomos formulando as perguntas e respostas, tudo com o tema dengue”, disse Vinícius.

Compartilhe no Whatsapp