da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Companhia se apresenta na sexta-feira e abrirá segundo dia de competições
A São Paulo Cia de Dança (SPCD) vai encantar o público no Teatro Municipal “Teotônio Vilella” (TMTV) nesta sexta-feira, dia 18, com duas apresentações que marcam a abertura da segunda noite de competições do 1º Festival de Dança – DançAção. O Festival é uma iniciativa da Associação Sorocaba Pró-Dança – ASPD, entidade sem fins lucrativos, e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Sob a direção artística de Inês Bógea, a companhia de São Paulo traz para Sorocaba o Grand Pas de Deux de ‘O Corsário’, de Lord Byron, e Duos de Litoral, de Maurício Wainrot.
Em Grand Pas de Deux de ‘O Corsário’, dois bailarinos dançam por dez minutos revelando a cumplicidade entre Medora e Ali. Essa coreografia apresenta o virtuosismo técnico dos intérpretes, aliado a uma dramaticidade lírica que deixa ver os sentimentos de pessoas que partilham de uma visão de mundo em busca da liberdade.
A SPCD também apresentará dois duos da coreografia Litoral, de Maurício Wainrot, que se inspira nas músicas de Raul Barboza e Pedro de Cervi cujos ritmos regionais argentinos tem ressonância em músicas do sul do Brasil. A movimentação ondulada evidencia a linguagem do coreógrafo, que se vale do popular e erudito para criar uma dança vibrante e festiva, com contrapontos suaves e densos. “Litoral é uma região de grandes rios na Argentina, de terra vermelha, com uma floresta cheia de árvores, pássaros e ruídos formada pelas províncias de Santa Fé, Misiones, Formosa, Entre Ríos, Corrientes e Chaco. As bordas desses rios que chamamos de Litoral se encontram, se contaminam e sofrem influências de diferentes lugares”, fala o coreógrafo.
Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. “É sempre um prazer nos apresentarmos em Sorocaba, uma cidade na qual a dança tem muita força. É bacana porque reencontramos pessoas e conhecemos gente nova, que faz e está interessada em dança na cidade. Voltarmos ao DançAção é um privilégio, primeiro por podermos nos apresentar no circuito dos festivais, no qual mostramos ao jovens como é o trabalho de uma companhia profissional e, também, temos a chance de estar perto dos estudantes de dança que desejam conhecer parte da nossa realidade. É maravilhoso que a cidade de Sorocaba possa proporcionar esses encontros aos profissionais e estudantes de dança”, falou Inês Bógea.
A SPCD apresenta espetáculos no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior. Ao longo desse período, já foi assistida por um público superior a 400 mil pessoas em 11 diferentes países, passando por aproximadamente 60 cidades, em mais de 400 apresentações.
A companhia de São Paulo abrirá a competição de danças urbanas, contemporâneo, estilo livre e jazz. A responsabilidade das notas nesta noite ficará por conta dos jurados Erica Novachi e Edy Wilson.
De acordo com a ASPD, serão concedidos prêmios especiais, em dinheiro, para Melhor bailarina, Melhor bailarino, Revelação, Melhor coreógrafo (a) e Melhor grupo de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias
A entrada para todas as noites no Teatro são gratuitas e os ingressos devem ser retirados às 17h, uma hora antes dos espetáculos.
A expectativa é que o TMTV fique lotado nos quatro dias de Festival. Além disso, a Secretaria da Cultura disponibilizará um telão no lado externo do teatro municipal, para transmissão ao vivo do espetáculo.
Programação diurna
Mas a Programação do Festival de Dança não ficará restrita ao palco do Teatro Municipal. Diversas atividades gratuitas acontecerão de 18 a 20 de março, durante os períodos da manhã e tarde.
Na sexta-feira, dia 18, haverá Dança Circular aberta para o público, no Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”, das 15h às 17h.
Também na sexta-feira, mostras não competitivas acontecerão simultaneamente nos Shoppings Cidade e no Pátio Cianê Shopping, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Os centros comerciais montaram uma estrutura de palco, som e linóleo para receber as companhias, e entrada do público é gratuita.
As mostras não competitivas serão apresentadas ainda em duas entidades beneficentes na sexta-feira. Na Vila dos Velinhos será das 15h às 17h, e na Creche Especial Maria Claro, das 13h30 às 14h30.
Interessados e curiosos poderão assistir aos cursos de dança em diversas modalidades e que serão oferecidos para bailarinos. As atividades acontecerão nas tendas anexas ao TMTV. A Escola de Gestão e a Biblioteca Municipal sediarão cursos teóricos para bailarinos e professores de dança inscritos previamente.