da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Companhia possui prêmios nacionais e internacionais e se apresentará pela primeira vez em Sorocaba
A abertura do 1º Festival de Dança de Sorocaba – “DançAção”, acontece na próxima quinta-feira, dia 17, às 18h, e promete atrair um numeroso público no Teatro Municipal “Teotônio Vilella” (TMTV) para assistir à apresentação da companhia convidada, Balé da Cidade de Santos, e o primeiro dia de competições. O DançAção é uma iniciativa da Associação Sorocabana Pró-Dança – ASPD, entidade sem fins lucrativos, e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A noite de abertura contará com a presença de patrocinadores, apoiadores e autoridades locais, e terá uma homenagem à Janice Vieira, bailarina e coreógrafa nascida em Lutécia (SP) e radicada em Sorocaba, que tem mais de 50 anos dedicados à dança. A artista montou na década de 60, a primeira escola de dança de Sorocaba.
Após o cerimonial, o Balé da Cidade de Santos, que se apresentará pela primeira vez em Sorocaba, promete encantar a plateia com “Monastério”, obra que busca atingir a extrema espiritualidade através de movimentos clássicos. A trilha sonora de Madredeus, com lindos fados portugueses, contribui para o resultado.
A obra retrata um dia vivido dentro de um monastério. O desafio foi trabalhar nas 15 bailarinas não só a técnica clássica, mas também o lado espiritual de cada uma. Dentro de uma proposta de renúncia para com o mundo atual, as dançarinas descobrem o prazer de viver em espírito, mas como em toda realidade, encontram dentro do humano seus obstáculos. Neste momento como seres humanos, se deparam com mistérios, medos e dúvidas. Passando por esse processo, encontram a certeza que procuravam.
Criado a partir do trabalho feito dentro da Escola de Bailado Municipal de Santos, sob a direção artística da coreógrafa Renata Pacheco, a companhia tem inúmeros prêmios nacionais e um prêmio internacional, o Yout American de Nova York. “Conheço Sorocaba e acho uma cidade muito agradável e que cresceu bastante. Entendo que Sorocaba merece ter um espaço para a dança e entrar no circuito de Festivais. Vai ser uma oportunidade bacana de colaborar, levando o Balé da Cidade de Santos”, falou Renata que também será uma das juradas da noite.
Ao longo desta noite, o público também assistirá a primeira mostra competitiva do Festival, que terá Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre e estilo Livre. Os jurados serão, além de Renata Pacheco, Manoel Francisco e Arilton Assunção.
A entrada para todas as noites no TMTV são gratuitas e os ingressos devem ser retirados às 17h, uma hora antes do espetáculo.
A expectativa é que o TMTV fique lotado nos quatro dias de Festival. Por essa razão, um telão será montado na parte externa para que a população que não conseguir acesso possa assistir aos espetáculos.