da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Se você planeja exportar seus produtos, mas não sabe por onde começar ou entende que demanda muito trabalho, esta é a grande oportunidade. Sorocaba recebe no dia 8 de abril a segunda edição do “SP Export”, o Poupa Tempo do Exportador. O evento é gratuito, acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e poderão participar empresas de Sorocaba e também de cidades da região.
Para uma empresa radicada no Brasil, reunir todos os documentos necessários para exportar seus produtos é uma tarefa tão árdua que a obriga a uma peregrinação por 20 instituições públicas e privadas. Um processo que pode demorar vários meses, fazendo com que muitos desistam no meio do caminho. Para desburocratizar e facilitar a vida das empresas paulistas que pretendem vender seus produtos para o exterior, o Governo do Estado lançou o SP Export – Poupa Tempo do Exportador.
No início de janeiro, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu os diretores da Agência Investe São Paulo, Paulo Brusqui Almeida e Antônio Augusto Oliveira, para discutir a realização do Seminário de Capacitação do Exportador (SP Export). “O Poupa Tempo da Exportação vai levar mais facilidades aos setores produtivos, abrindo oportunidade para que muitos empresários cheguem ao mercado externo; que será muito importante para ajudar na recuperação econômica do país”, afirmou o prefeito.
O Seminário reunirá, no mesmo ambiente, órgãos e instituições em cinco temáticas de atendimento aos empresários: capacitação, financiamento, adequação de produtos, ações de promoção e estudos de inteligência de mercado. Desta forma, serão identificadas as necessidades específicas da iniciativa privada na conquista de mercados.
Além da Prefeitura de Sorocaba, o evento terá parceria e participação do Desenvolve SP, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fiesp-Ciesp (Sorocaba), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, BNDES e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de outras entidades e instituições vocacionadas a ajudar a destravar as dificuldades para começar a exportar.
O evento tem como objetivo principal estimular as exportações e mostrar como esse segmento pode ajudar pequenas, médias e grandes empresas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Deverá contar, entre outras autoridades, com a participação do vice-governador de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, elogiou a iniciativa do governo paulista lembrando que Sorocaba e região contam com muitas empresas potencialmente exportadoras que, ainda, não exploram o mercado externo. “Para sair da crise, é preciso produzir e vender mais. E aumentar as exportações é um dos caminhos”, disse.