da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Com participação de 240 inscritos, começaram nesta segunda-feira (7) as aulas de seis cursos de capacitação profissional, realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). As primeiras turmas participaram nos períodos da manhã e tarde e, logo mais à noite, outros 160 alunos iniciam os cursos de Pizzas artesanais, Criação e Manutenção de Sites, Ferramentas da Qualidade e Logística Básica.
Desempregado desde outubro do ano passado, Herbert Magalhães, do Jardim Guaíba, é um dos alunos do curso de Criação e Manutenção de Sites. Formado em Marketing, contou que, enquanto não consegue um emprego fixo, trabalha vendendo bolsas e acessórios, sendo o facebook uma das ferramentas que utiliza para contatar possíveis clientes. “Quero aprender a fazer site para ter mais um espaço de divulgação e comercializar meus produtos”, explicou.
Já a estudante Camila Batista de Carvalho, da Vila Barão, optou pelo curso de Logística Básica para reforçar o currículo na tentativa de conquistar o seu primeiro emprego. Aos 26 anos, conta que optou por esse curso por entender ser uma área abrangente, com maior chance no mercado profissional. “Gostei bastante, pois na primeira aula já dá pra gente ter um panorama do que é, como funciona”, afirmou a jovem.
Os cursos estão sendo desenvolvidos graças à parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) com o Instituto Flextronics (FIT) e com o Serviço Social da Industria (Sesi). Ao todo 560 alunos deverão participar dos 15 cursos nas áreas de Computação, Tecnologia da Informação, Logística, Culinária e Nutrição. Outros quatro cursos na área de Administração, desta feita em parceria com a Faculdade Esamc, começam no dia 21 de março, também na Uniten.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, destaca o trabalho da Uniten na capacitação profissional: “Nossa preocupação é oferecer oportunidade para que os trabalhadores possam se reciclar, aprender mais e, com isso, melhorar as chances no mercado de trabalho. O FIT e o Sesi são instituições reconhecidas na capacitação profissional, por isso essa grande procura”, afirmou.
Os cursos que serão aplicados pelo FIT são: Logística Básica, Criação e Manutenção de Sites, Ferramentas de Qualidade, Montagem e Manutenção de Computadores, Internet Básica, Pizzas Artesanais, Educação Nutricional – Especial Páscoa, Bolos Artesanais e Educação Nutricional – Pães e Patês. Já os cursos voltados a área de Administração são: Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo.