da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Com o trabalho realizado nesta segunda-feira (22) nos bairros Vila Assis, Vila Pinheiros e Vila Rica, o volume de material recolhido pela operação cata-treco, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, chegou a marca de 600 toneladas. Todo esse volume de objetos e materiais era mantido pelos sorocabanos principalmente nos quintais de suas casas, incorrendo em risco de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Só este ano, em 33 dias da operação, são 250 toneladas de objetos e materiais dos mais variados tipos, recolhidos. Vale destacar que desde o final de outubro de 2015 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando gratuitamente esse trabalho retirada de inservíveis.
Todo este material, normalmente, obrigaria o cidadão a contratar o serviço de uma empresa de caçambas para fazer o descarte de forma correta. Daí, a razão pela qual os moradores devem aproveitar a passagem dos caminhões para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.
A partir das 9h desta terça-feira (23) os caminhões percorrerão as vias do Jardim Parada do Alto, Vila Franco, Jardim Dias Lopes e Vila Berti.
Os moradores devem deixar os materiais que desejam descartar nas calçadas de suas casas. Podem ser descartados sucatas e utensílios domésticos em desuso, pneus, móveis, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico. Não são recolhidos nesta ação lixo domiciliar, entulho (resíduos de construção), resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral).
Além de atentar para a saúde preventiva da população, a operação cata-treco ainda colabora com o meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais inapropriados. O sistema de recolhimento de materiais ainda atua na erradicação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya.