da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Em cerimônia que contou com a presença do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na tarde desta quinta-feira (18) ocorreu a colocação dos restos mortais do Visconde de Porto Seguro, Francisco Adolfo Varnhagem, no monumento definitivo junto ao Largo de São Bento, em frente da Capela de Sant´Ana. “Foi um brasileiro autêntico, um filho de Sorocaba a quem hoje fazemos justiça. Que agora estará definitivamente em paz”, disse o príncipe.
O secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai acompanhou a solenidade, uma vez que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), colaborou tanto com os trabalhos de retirada do monumento do antigo local, na Praça Edmundo Valle, como da colocação e lacração do busto em seu novo local. Quatro reeducandos que trabalham no Centro Operacional 2 da Serp, fizeram o traslado do busto que estava em uma picape, até o monumento.
A solenidade desta quinta-feira contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre representantes do Exército Brasileiro; Polícia Militar; Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), presidido por Adilson Cezar; Laelso Rodrigues, presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e representantes da Fundação Visconde de Porto Seguro e do Instituto Martius-Staden de São Paulo.
O busto, a caixa contendo os restos mortais do ilustre sorocabano, bem como o monumento completo, foram levados para o IHGGS, onde permaneceram até o dia 17 de fevereiro. Nesta quinta-feira (18), antes de ser conduzido para o seu monumento definitivo, houve missa solene em homenagem aos 200 anos de nascimento de Francisco Adolfo Varnhagem.
Visconde de Porto Seguro é considerado o fundador da História do Brasil. Em sua obra História Geral do Brasil, fez questão de fazer acompanhar seu nome, as credenciais “Visconde de Porto Seguro e Natural de Sorocaba”. Varnhagen morreu em Viena (Áustria), em 26 de junho de 1878, e como era casado com a chilena Carmen Ovalle, havia sido sepultado em Santiago do Chile.