“Trote Ecológico” leva estudantes de Sorocaba a plantar árvores

18/2/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

trote-ecologico-plantio-de-arvores-ft-assis-cavalcante087

Calouros e veteranos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) plantaram, nesta quarta-feira (dia 17), 70 árvores nativas e frutíferas às margens do rio Sorocaba e na Praça dos Amigos, ao lado da Rodovia Castelinho. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a faculdade, a ação ambiental fez parte do “Trote Ecológico” e reuniu aproximadamente 35 estudantes.

O objetivo da ação foi de utilizar toda a “energia” dos alunos nesta época do ano e direcioná-la para a realização de uma atividade em prol do meio ambiente, contribuindo com o aumento da arborização na cidade.

“Foram plantadas diversas espécies de árvores adequadas para recuperação de mata ciliar do nosso rio, como o jequitibá e o jacarandá, que são de grande porte, além de quaresmeira, sangra-d’água, manacá e araçá. Esta última, por exemplo, é frutífera, que é essencial para atrair a fauna ao rio Sorocaba”, comentou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Rafael Castellari.

De acordo com a coordenadora de projetos da Facens, Luciana Gomes, a instituição de ensino sempre procura promover ações de relevância no o trote solidário. Desta vez a atividade foi em prol da COP 21 (21ª Conferência do Clima) e em atendimento ao Projeto Smart Campus Facens, que visa ações de sustentabilidade, foi escolhido o plantio de árvores em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

O plantio

Antes da ação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente falou sobre a importância da arborização urbana e realizou uma breve oficina de plantio. Além de disponibilizar todas as mudas, a Secretaria do Meio Ambiente também preparou toda a infraestrutura necessária, como a preparação dos berços, adubação, transporte das mudas, tutores e insumos.

Caíque Martins Néri, de 20 anos, aluno do 2º ano do Curso de Engenharia de Produção, foi um dos veteranos a dar o exemplo e colocar a mão na terra. “Achei muito boa esta ideia. Além de mudar o aspecto dos trotes comuns que são realizados, plantamos árvores e criamos um ambiente mais sustentável para a cidade”, comentou.

Já a caloura Marina Cipriano, de 17 anos, também aluna de Engenharia de Produção da Facens, estava orgulhosa plantando sua primeira árvore. “Estava com medo de como seria o trote na faculdade, mas achei este muito legal e decidi participar”, declarou a jovem que, ainda, pretende participar de outra ação solidária da faculdade que vai promover o serviço de pintura em uma entidade assistencial da cidade.

Compartilhe no Whatsapp