Pais e alunos são recepcionados no primeiro dia de aula

12/2/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

volta-as-aulas-escola-leste-ft-assis-cavalcante-039

A Escola Sorocaba Leste envolveu as famílias no retorno às aulas. 

O primeiro dia de aula na Rede Municipal de Ensino, nesta quinta-feira (11), também foi dia de atividade para pais e responsáveis pela criançada. Pelo menos na Escola Municipal “Sorocaba Leste”, juntamente com os alunos eles foram acolhidos no pátio da unidade, onde receberam as boas vindas de toda a equipe escolar. A escola atende a cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental.

Após a recepção, as crianças foram chamadas, uma a uma, para a sala de aula onde lhes foi servido o lanche da manhã pelas merendeiras. No cardápio, cereal ao leite e banana. Enquanto estavam na sala com o professor, a diretora da unidade, Valderez Soares, conversava com os pais sobre o planejamento para o ano letivo. Ela fez questão de destacar que a presença deles será de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças. “Durante o ano teremos pelo menos sete encontro com os pais aqui na escola e esperamos a participação de todos”, disse.

A diretora explicou, ainda, que a escola continuará com o projeto IPEH (Inovar, Poupar, Empreender e Humanizar) que será desenvolvido durante o ano e no final será apresentado pelas crianças aos pais.

Para Valderez Soares a proposta em abrir a escola no primeiro dia para os pais, não se resume a uma escola enquanto espaço físico. “Trata-se de abrir o coração, uma oportunidade de diálogo, a participação dos pais na escola que é o que a gente acredita e o que realmente faz diferença na vida escolar do aluno”, explica.

Nessa linha, os pais seguiram para as salas de aula, onde participaram de uma dinâmica junto com os pequenos. Na oportunidade colocaram em papel sugestões para a “Escola que Queremos”, e que foram disponibilizadas num mural. Para Valderez, esse processo colabora com a ideia de ter a família presente, conhecendo as propostas da escola, sua forma de organização que ocorrerá durante o ano e qual trabalho será realizado com as crianças no decorrer dele.

Bruna Camargo, 29 anos, que também é professora, levou a sua filha Isabela, de 7 anos, e aprovou a recepção na unidade no primeiro dia de aula. “Fazer um acolhida com as crianças e os pais é muito importante e isso, inclusive, ajuda na adaptação da criança na escola”, comenta.

Nesta sexta-feira a unidade escolar também receberá os pais para tratar da Base Curricular Comum, que será discutida entre a equipe gestora e a comunidade.

Compartilhe no Whatsapp