Secretário Estadual de Saúde participa de mutirão contra o Aedes aegypti

1/2/2016 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

secretario-de-estado-visita-sorocaba-com-bate-a-dengue-ft-assi-067

O secretário de Estado da Saúde, David Uip, esteve neste sábado (30) em Sorocaba para participar da ação “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que mobilizou 250 municípios paulistas em atividades educativas, preventivas e de combate ao mosquito transmisssor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus.

 Ele visitou duas casas no bairro Nova Sorocaba, acompanhado do secretário de Saúde (SES), Francisco Fernandes, de agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e agentes da Secretaria de Saúde de Sorocaba (Ses). O bairro Nova Sorocaba foi escolhido como alvo da ação, uma vez que há maior incidência de casos confirmados de dengue ou suspeitos de Zika ou Chikungunya.

 Na primeira residência a dona de casa Lídia Paes Ribeiro foi orientada a colocar detergente na gaveta que fica atrás da geladeira. Ela recebeu um folheto explicando que esse também é um local que pode acumular água e se transformar em criadouro do mosquito: “Procuro fazer tudo certinho, tenho quatro netos e não quero ver nenhum doente”, comentou, sendo elogiada pelo secretário : “A Dona Lídia está atenta, isso é muito importante”, disse.

 Na segunda casa visitada vive um casal de idosos, Fernando e Aparecida Sbrolini. Eles fizeram questão de mostrar tudo, o quintal estava limpo e organizado, todos os ralos da área tapados e as plantas não tinham pratinhos, para não juntar água: “A gente olha tudo diariamente pra não deixar água parada, assim não tem como o mosquito se reproduzir”, comentou a aposentada.

 Em Sorocaba foram também realizadas ações educativas junto à população na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade, enquanto equipes de agentes percorriam o bairro Nova Sorocaba e o Cajuru do Sul .

A ação contou com 30 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e 10 da Vigilância em Saúde da SES, além de voluntários. No estado todo a estimativa é que o mutirão reuniu 15 mil profissionais da área de saúde.

O secretário David Uip, também concedeu uma coletiva à imprensa na Praça Laudelino do Amaral, conhecida como Praça do Coreto, no bairro Nova Sorocaba. Ele citou que 80% dos criadouros localizados são domiciliares, por isso, é tão importante o comprometimento de cada cidadão : “É preciso que todos tenham consciência, que todos colaborem, estamos lidando com um problema que envolve várias doenças, mas que ainda não tem tratamento”, ressaltou. O secretário explicou ainda que a pesquisa, do Instituto Butantã, que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, já está em sua terceira fase: “Estamos otimistas com relação a vacina da dengue e já começamos a trabalhar uma proposta de vacina para o Zika”, comentou Uip.

 O secretario de Saúde de Sorocaba, Francisco Fernandes, falou sobre a importante parceria entre o governo do estado e o município de Sorocaba: “Nossa parceria está bem mais forte, especialmente com a Sucen, que é o braço que atende a nossa demanda relacionada ao mosquito Aedes aegypti, especialmente quando precisamos fazer bloqueios em áreas maiores, eles colaboram”. Fernandes comentou ainda que o resultado de todo o trabalho desenvolvido já rende bons frutos : “ Nós estamos com 60 casos confirmados de dengue, isso representa apenas 4% de casos confirmados no mesmo período de 2015, quando tínhamos 1.300 registros. O diferencial é que mesmo após o final da epidemia, não paramos de trabalhar, mantivemos nossas ações em todos os bairros da cidade”, completou Francisco.

Compartilhe no Whatsapp