da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Acumulado de chuva chegou a 123mm nesta quarta-feira.
A Defesa Civil de Sorocaba atendeu a diversas ocorrências relacionadas às chuvas da noite de terça-feira (12) e da madrugada desta quarta-feira (13). Um dos locais mais atingidos foi o Parque Vitória Régia III, com ruas alagadas e casas inundadas, além de quedas de muros. Em nenhum dos casos houve vítimas.
O acumulado de chuva nos últimos três dias na cidade ficou em 123mm. Na medição dos pluviômetros dos locais monitorados foram apontados os seguintes registros, na manhã desta quarta-feira: Aparecidinha 21mm; Aterro 25mm, Coca-cola 1mm, ETA Cerrado 29,1mm, ETA Éden 41mm, Julio & Julio 23mm, Lar São Vicente de Paulo 35mm e Paço 17,6mm.
O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDECs) do Parque Vitória Régia, que realiza todo o trabalho de orientação aos moradores daquela região, também auxiliou no atendimento. Nas residências alagadas não houve perda material e, com isso, não foi necessária a entrega de alimentos ou colchões aos moradores. Também não há desabrigados.
Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, a existência de uma barragem, construída entre a ponte do bairro e a Rua Osorio Antônio de Lima, evitou que o nível da água subisse naquele trecho ao longo dos últimos dias, quando as chuvas foram intensas.
Alagamentos
A Defesa Civil registrou alagamentos nos seguintes pontos do bairro: Rua Orcélio Pereira, José Martinez Peres, Victório Scabia, Osorio Antônio de Lima, Adolfo Goldman e Heitor Ferreira Prestes, todas no Parque Vitoria Regia III.
No Parque São Bento II as Ruas Projetada I, Projetada III, Marginal II, Viela 3, Viela 5 e Viela 6 também sofreram as consequências do excesso de água do Rio Sorocaba. No bairro Genebra, a Estrada da Querência registrou alagamentos.
Inundações
Foram registradas inundações na Rua Heitor Ferreira Prestes, em 11 casas; Rua Osorio Antônio de Lima, 17 casas; Rua José Martinez Peres, 09 casas; Rua Osorio Antônio de Lima, 27 casas e na Victorio Scabia, 23 casas.
No Parque São Bento II houve inundação na Rua Projetada I, 03 casas, Projetada 3, 01 casa; Viela 5, 01 casas; Viela 6, 01 casas; Viela 3, 01 casas; Marginal II, 02 casas.
Interdição de imóvel
A queda de um muro sobre uma residência na Rua Dinamarca, obrigou a Defesa Civil a interditar totalmente o imóvel, sob risco de novos sinistros. O proprietário da casa causadora do problema foi notificado para as medidas de solução.
Por conta do corte de talude, a DC interditou parcialmente o imóvel 115 da Rua Aurea Leme dos Santos Miranda, 115, no Parque São Bento. Wanel Ville I, o imóvel de número 181 da Rua Aldrovando Moreira da Silva apresentou movimentação e foi totalmente interditado.
Também foram registrados um caso de retorno de esgoto na Rua Heitor Ferreira Prestes, 135, no Parque Vitoria Regia; a queda de muro na Av. Juvenal de Campos e na Rua Israel Lopes.
Todos os atendimentos contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) e Companhia Piratininga de Força e Luz.