da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” recebeu nesta terça-feira (dia 12) 36 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, para dar início ao Curso de Formação de Jovens Educadores. As atividades especiais são gratuitas e uma ótima oportunidade de lazer, diversão e aprendizado durante as férias escolares.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o curso está trabalhando com atividades lúdicas e práticas e em cada dia será trabalhado um tema: “Cidades”, “Sociedades” e “Biodiversidades”. O objetivo é formar pessoas com pensamento crítico para questões ambientais na busca de mudanças práticas e de envolvimento social.
Até sexta-feira (dia 15), das 13h às 17h, a garotada se envolverá em oficinas, bate-papo, jogos, brincadeiras e gincanas, para tratar sobre diversos assuntos, como arborização urbana, biodiversidade, cidadania e sustentabilidade.
Dengue: assunto trabalhado
Neste primeiro dia, após dividi-los em grupos, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente deu início às brincadeiras com o tema “Cidades”. Uma delas tinha como foco tratar a questão da dengue. Para sensibilizá-las, os monitores falaram um pouco sobre as características do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue; os sintomas e as formas de combater a doença, como a eliminação de possíveis criadouros. Em seguida, com lupas em mãos, as crianças puderam observar em pequenos potes transparentes o Aedes em seu ciclo de vida: larva, pupa e mosquito.
Para encerrar a brincadeira, os participantes brincaram de “mosquito-quente”, uma adaptação da brincadeira “batata-quente”, utilizando um mosquito da dengue confeccionado com material reciclado. Ao ficar com o mosquito na mão, a criança deveria responder uma pergunta sobre o tema para continuar no jogo.
Um dos participantes foi Caio Felipe Oliveira Leite, 10 anos, morador do Jardim Magnólia. “Meu pai me avisou que teria atividades de férias aqui e eu quis vir, assim aprendo mais sobre a natureza, e não fico só assistindo à TV e no computador”, afirmou. Sobre a questão da dengue, o garoto afirmou que, sem tomar os devidos cuidados, a piscina da sua casa já serviu uma vez como criadouro da dengue. “Nós esvaziamos a piscina e jogamos sabão em pó. Hoje em dia tomamos todo o cuidado para que isso não aconteça mais”, contou.
Reciclagem e a coleta seletiva
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente também tratou sobre a questão da reciclagem e da coleta seletiva, por meio de jogos educativos, onde eles tiveram que organizar o ambiente com alguns materiais, como papel, vidro, plástico e metal, que são gerados na cidade e que podem ter um destino correto e mais sustentável, ou seja, nas lixeiras de materiais recicláveis.
Quem adorou a brincadeira foi Murillo Araújo Santana Luiz, 10 anos, morador do Jardim São Guilherme. Ele respondeu várias perguntas sobre o assunto. “Este é o primeiro dia, mas já estou gostando bastante. Separar o lixo para reciclagem é importante para não poluirmos ainda mais o nosso planeta. Em casa nós já fazemos esta separação”, contou. O garoto confessou que sua mãe foi a responsável por ele participar do curso de férias do Jardim Botânico. “Eu fico muito no celular, então ela me fez vir aqui, deu preguiça, mas está sendo divertido e vou aprender bastante”, declarou.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.