da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Ciclista que planejou o traçado fez avaliação do local
A pista de mountain bike que está sendo feita no Parque das Águas está praticamente pronta. A obra é resultado de uma parceria das Secretarias de Serviços Públicos (Serp) e de Esportes e Lazer (Semes), com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o ex-atleta Márcio Ravelli.
Com dez títulos de campeão brasileiro de mountain bike e medalhista de bronze no Mundial, Ravelli é quem deu toda orientação para a construção do traçado, dos obstáculos, ondulações, sinalização e de todos os detalhes da pista. Na tarde desta quinta-feira (07), o ciclista esteve no local para fazer uma avaliação.
Ele ressaltou o fato da pista estar localizada em uma área pública. “É uma pista com 800 metros e mista. Não é profissional e crianças a partir dos cinco anos já podem praticar o esporte”, afirma Ravelli. Para que as crianças possam usar o local, existem desvios dos obstáculos. “Isso é para incentivar a prática do esporte”, complementa.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, a pista será utilizada pelo Sesc de Sorocaba durante o projeto “Sesc Verão 2016”. O destaque será o ciclismo de Estrada e Pista, em uma exposição que vai mostrar, de maneira educativa, os principais aspectos do esporte, que faz parte do programa olímpico.
Apesar das chuvas no final de 2015 e início deste ano, o local não foi prejudicado. “Podemos analisar que a pista está perfeita. Não vamos precisar fazer mudança de angulação ou nos obstáculos”, garante Ravelli.
Para o ciclista, todas as cidades deveriam ter a mesma iniciativa. “Aqui (Parque das Águas) todos poderão usá-la, até a noite, pois o local conta com iluminação. Quem trabalha pode vir praticar o esporte.”
A pista de mountain bike será mais uma atração no Parque das Águas. O espaço já oferece um dos maiores palcos ao ar livre da cidade, ciclovia, anfiteatro de arena, playground, pista de skate, circuito infantil, lago central, área verde com gramado, árvores, plantas, flores e arbustos, pista de caminhada, bancos, sanitários, campos de futebol e quadra poliesportiva.