da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Nos 12 meses do ano, mais de 6.500 sorocabanos conseguiram colocação no mercado de trabalho graças à intermediação do PAT.
O ano de 2015 foi de forte crise na economia brasileira, interferindo diretamente na oferta de vagas de trabalho. Com isso, os empregos gerados demandaram uma corrida às agências de empregos e principalmente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Em Sorocaba, o órgão registrou o maior volume de pessoas atendidas desde sua implantação, em 1986.
Foram 90.926 pessoas atendidas para os mais diversos serviços oferecidos, contra 67.133 atendimentos realizados em 2014. Um aumento de quase 36%, sendo que a maioria absoluta dos atendimentos foi para cidadãos em busca do primeiro emprego ou de recolocação no mercado de trabalho. Do total de atendidos, 6.519 pessoas foram admitidas em 2015 por intermediação do PAT. Para efeito de comparativo, no mesmo período do ano passado foram 10.012 pessoas colocadas ou reinseridas.
Os números do PAT em 2015 também são expressivos na emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Entre janeiro e dezembro foram 11.161 documentos emitidos, contra 13.125 do ano passado. A queda na oferta de vagas de trabalho refletiu também no uso da Sala do Empresário, espaço utilizado pelas empresas para entrevista e encaminhamento da contratação de empregados. Foram 796 solicitações de uso, contra 1.342 do ano passado.
Outro importante dado registrado foi a preocupação dos sorocabanos em melhorar o currículo para ter mais chances no mercado de trabalho. Este ano foram 360 pessoas que participaram do “Time do Emprego”, sendo que no ano passado exatamente a metade (180) passou pelo programa. A iniciativa consiste na realização de dez encontros (um por semana). Neles, há orientação e preparo do trabalhador para a busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.
Vale destacar que o PAT de Sorocaba desenvolve um trabalho diferenciado na busca de alternativas para inserção ou recolocação de profissionais no mercado de trabalho. Além do cadastramento e encaminhamento para a vaga pretendida, oferece informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e também auxilia ao máximo os empregadores que necessitam de recursos humanos.
Entre os serviços prestados no PAT estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego. O PAT é ainda um centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
Em Sorocaba, o PAT funciona numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O PAT fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações pelo telefone (15) 3229-2880.