da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Número é preliminar, pois são aguardos os resultados de 148 testes convencionais. Porém, índice é alto se considerada redução na procura por exames de detecção.
Dados preliminares da edição 2015 da Campanha Fique Sabendo – de incentivo à realização de testes gratuitos de HIV e Sífilis com vistas ao um diagnóstico precoce das infecções – confirmaram seis novos casos de infecção pelo vírus HIV e mais 21 por Sífilis. A campanha foi realizada pela Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, do dia 25 de novembro a 1º de dezembro.
Ao todo, 373 pessoas (47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino) fizeram exame para detecção de HIV e Sífilis durante a ação preventiva, na qual 225 foram submetidas ao teste rápido e 148 ao convencional. O diagnóstico positivo para essas duas doenças foi constatado a partir da análise dos resultados dos testes rápidos e a SES ainda aguarda aqueles referentes aos exames convencionais.
No ano passado, na mesma campanha, foram realizados 707 testes (58% em mulheres e 42% em homens) e houve a detecção de dez casos de Aids. “Embora o número de testes neste ano tenha sido menor que o do ano passado, percebemos que alcançamos uma população mais vulnerável e obtivemos um número significativo de novos diagnósticos, tanto para HIV quanto para Sífilis”, analisa Isis Câmara Barros Teixeira, coordenadora do Centro de Orientação e Apoio de Sorocaba (Coas), unidade que integra a rede do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da SES.
Dado positivo – aponta Isis – é que 51% do público atendido pela campanha neste ano fizeram os testes pela primeira vez. “Um dos objetivos é exatamente este, atingir as pessoas que nunca fizeram o teste antes. A agilidade no diagnóstico da doença e no início do tratamento é determinante para uma melhor qualidade de vida aos pacientes, o que pode permitir que a pessoa viva bem e por bom tempo”. No ano passado, 44% dos atendidos fizeram o exame pela primeira vez.
Durante a Campanha Fique Sabendo 2015, os testes foram realizados nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, em horário ampliado, das 7h às 14h, assim como na sede do Centro de Orientação e Apoio de Sorocaba (Coas), que fica na Rua da Penha, 770, no Centro. Durante dois dias (30 de novembro e 1º de dezembro) ainda houve atendimento do Coas, por meio de orientações, distribuição de material educativo e preservativos, na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta terça-feira (1º de dezembro), ainda serviu para ressaltar o alerta à população para que adote medidas preventivas contra a doença.
Prevenção permanente e números
Os exames de detecção de Aids continuam disponíveis à população nas Unidades Básicas de Saúde e no Coas. E a ação preventiva deve ser permanente, orienta Isis. As UBSs oferecem os testes convencionais, cujo resultado fica pronto em uma semana, e o Coas trabalha com testes rápidos para HIV e Sífilis, cujo resultado fica pronto no mesmo dia. “Com o diagnóstico precoce, ainda se interrompe a cadeia de transmissão das DSTs”, complementa a coordenadora do Coas.
O teste de detecção de HIV e Sífilis é indicado para todas as pessoas sexualmente ativas, bem como para quem teve tuberculose ou hepatite, ou mesmo pessoas que tiveram ou que acham foram acometidas por alguma doença sexualmente transmissível (DST). Ainda é recomendado para quem manteve relação sexual sem camisinha, compartilhou agulhas ou seringas, se está grávida ou tem esposa nesta situação.
Conforme dados do Coas, 49 pessoas morreram vítimas de Aids este ano em Sorocaba, contra 61 em 2014 todo. De 2011 para 2014, o município registrou queda anual no número de novos casos da doença. Em 2011 foram 401 (266 homens e 135 mulheres), contra 325 (225 homens e 110 mulheres) em 2012; outros 227 (162 homens e 65 mulheres) em 2013 e 150 (127 homens e 23 mulheres) em 2014.
Em 2015, até o momento, foram notificados 165 casos (135 homens e 30 mulheres). Esse ligeiro aumento de novos em casos em 2015 pode estar associado à maior conscientização de pessoas que procuram por atendimento a fim de diagnosticar a doença. Em 2015, até o dia 25 de novembro, o Coas atendeu 4.457 pessoas para testagem, número bem próximo do total registrado em 2014 inteiro, que foi de 4.472.
A campanha Fique Sabendo é realizada anualmente pela SES, desde 2006. Mais informações sobre DST/Aids podem ser obtidas diretamente na sede do Coas ou pelo telefone (15) 3232-2200.