Jardim Botânico recebeu 22 exemplares de orquídeas para seu acervo

27/11/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

dsc00065

 O acervo do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bõas” recebeu na última semana mais 22 exemplares de orquídeas da espécie Oeceoclades maculata, provenientes de um resgate feito numa área de Mairinque. As plantas passaram a compor as coleções botânicas do espaço ecológico e foram plantadas num fragmento de vegetação nativa, que em breve estará aberto ao público para visitas monitoradas.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Jardim Botânico foi inaugurado em março de 2014 e concebido como um espaço que congrega preservação ambiental, lazer, educação e pesquisas científicas, e tem como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o resgate das orquídeas foi proveniente de um estudo realizado por Thiago Sanches Zalla, estudante de Ciências Biológicas da PUC-Sorocaba, orientado pela Professora Dra. Vilma Palazetti. O objetivo de estudos como este é de estabelecer protocolos para o correto manejo e reintrodução de espécies.

Com o crescimento urbano e diminuição das áreas vegetadas, várias espécies têm desaparecido, diminuindo a diversidade dos ecossistemas florestais. Com isso, o resgate de flora tem sido cada dia mais necessário para a preservação de espécies.

O Jardim Botânico foi o local escolhido para receber essas plantas por já apresentar exemplares da mesma espécie em seus fragmentos florestais e também por proporcionar atividades educativas voltadas à conservação da biodiversidade.

“O Jardim Botânico está se estruturando para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e um dos objetivos do espaço é receber e manter em condições adequadas espécies da flora provenientes de resgate ou coleta. Para isso, a parceria com universidades e instituições de pesquisa é de grande importância”, explica Cristians Edgar Guimarães Leite, chefe de Seção de Botânica e Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bõas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Compartilhe no Whatsapp