Campanha visa sensibilizar a respeito dos direitos dos animais

25/11/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2015-11-2015-projeto-animais-em-foco-ft-assis-cavalcante-2

Trabalho será realizado principalmente nas escolas municipais

Com o objetivo de sensibilizar os sorocabanos sobre a importância de se respeitar os direitos dos animais, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio lançou na manhã desta terça-feira (24) o Projeto “Animais em Foco”, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A campanha educativa vai trabalhar principalmente nas escolas municipais, com temas como castração, abandono, guarda responsável e adoção.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde (SES), a campanha terá como público-alvo a população em geral, mas com ênfase nas crianças que serão os futuros tutores de animais. “Celebramos um avanço e assumimos mais um compromisso. As políticas públicas, quando bem pensadas, vêm para ficar e a melhor forma de se consolidar algo é trabalhar a educação com as nossas crianças. Sorocaba dá um grande passo com mais este projeto”, destacou o prefeito.

Entre os objetivos principais do Projeto “Animais em Foco” estão: buscar maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e as agressões ao meio ambiente; levar as pessoas a criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais, ou seja, a tutela responsável; e incentivar a pratica da adoção responsável de animais abandonados na cidade, evitando a compra.

“Agradeço a parceria do Comitê Municipal dos Direitos dos Animais e ao secretário da Saúde, que é sensível e conhecedor do tema bem-estar animal”, destacou Clebson Ribeiro, secretário de Meio Ambiente. O titular da pasta ainda citou outras ações que já estão sendo realizadas pelo governo municipal nesta questão, como o 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos e a Patrulha Ambiental, que atua no atendimento de ocorrências que visam à proteção do meio ambiente no município, inclusive na questão de maus-tratos a animais domésticos.

Para o secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes, o bem-estar animal melhora a saúde pública na cidade e trabalhar o tema com as crianças é fundamental. “Uma política pública como esta começa com a educação e é um trabalho de longo prazo. Tudo o que começa dentro da escola vai se fortalecer no futuro. A cultura de que animal é um presente ou um brinquedo precisa mudar. Você vai ter que cuidar do seu animal durante aproximadamente vinte anos e vai ter um retorno maravilhoso com isso”, destacou.

Sobre a campanha educativa

Para a realização da campanha educativa “Animais em Foco”, a Prefeitura de Sorocaba e o Comitê Municipal dos Direitos dos Animais de Sorocaba (CMDA) elaboraram materiais educativos que serão trabalhados ao longo de 2016 e 2017, como banners, cartilhas, cartazes, folders, faixas e busdoor.

O grande desafio do projeto é que o tutor de um animal doméstico ou de estimação deve aceitar e assumir os seus deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais do seu animal, bem como a prevenção de riscos para si próprios ou para terceiros, como potencial de agressão, potencial de acidente de trânsito, transmissão de doenças e contaminação ambiental.

Em 2016, com o início do ano letivo, serão distribuídas três mil cartilhas aos professores das escolas municipais do Ensino Fundamental e Ensino Médio para serem utilizadas com os alunos da rede. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente vai capacitar os docentes através de oficinas de Educação Ambiental.

Na cartilha, por exemplo, o conteúdo aborda os benefícios da relação do homem e o animal, bem-estar animal, castração, adoção, como cuidar dos animais, maus-tratos, a questão dos fogos de artifícios, abandono de animais domésticos, como proceder em caso de maus-tratos, entre outros temas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, também foram confeccionados dez mil folders para serem distribuídos em eventos que tratam sobre o assunto, como as feirinhas de adoção realizadas na cidade. Além disso, foram produzidos cartazes que serão afixados em próprios municipais e locais de grande circulação da cidade; Banners para serem colocados em eventos ligados ao tema; faixas que serão fixadas em todas as escolas municipais; e busdoors para serem utilizados nos ônibus do transporte público municipal.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (15) 3219.2280.

Compartilhe no Whatsapp