da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A sexta-feira (19) dos alunos da Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, foi marcada por muita diversão e aprendizado. Eles realizaram uma Mostra de Robótica, fruto das ações pedagógicas que integram o eixo “Pensamento Científico”, do Programa Escola Viva – Oficina do Saber, da Secretaria da Educação (Sedu), e ganhou o nome de “Movimentado a Criatividade”. O material tomou conta do auditório da escola.
Tudo foi feito com material reciclado pelos 210 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. “Aqui nós usamos uma tampa plástica de bolo, tampinha de iogurte, e colocamos um motorzinho”, diz Rhaine Carolaine, 10 anos, aluna do 5º ano, que, com ajuda de colegas, montou um parquinho de diversão.
Sua colega de classe, Sandyele Silva Ropeke, 10, gostou muito da aula de robótica. “Ela é muito educativa. É um preparativo a mais para futuro”, comenta.
Samuel da Costa Romano da Silva, 10, do 4º ano, fez uma lancha. “Usei isopor e coloquei um motor com duas hélices. Essa aula é bem legal”, conta ele, fazendo a demonstração em uma bacia.
Até escorpião com um sensor de movimento tinha. “Usei arame, bateria de nove volts, motor de carrinho e um transmissor. Quando você encosta nas garras dele, o ferrão te morde”, conta Felipe Bruno Gonçalves Bezerra, do 4º ano.
Contentes com o helicóptero feito com CDs estavam Vitor Araújo, 10 e Romualdo Henrique de Souza, 11, ambos do 5º ano. “Usamos também tampa de garrafa. Muito bom aprender a compartilhar e reciclar”, falaram.
De acordo com a professora Renata Morales Guimarães, tudo foi passado aos alunos durante o ano. “Foi divertido e eles aprenderam de forma criativa sobre física e química”, avaliou.