Novos contêineres chegam às escolas municipais

11/11/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2015-11-10-distribuico-de-conteineres-de-lixo-nas-escolas-ft-zaqueu-pr-036-6

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou nesta semana a substituição dos contêineres de coleta de lixo que atendem os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais. O Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), responsável pela coleta, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção de todos os contêineres, está substituindo os dispositivos de 240 litros por unidades de mil litros cada, para melhor atender as unidades educacionais.

Até a manhã desta terça-feira (10), já tinham sido atendidas 38 unidades educacionais localizadas em bairros como Parque Vitória Régia, Parque Santa Esmeralda, Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’, J.S. Carvalho, Vila Santana, Vila Progresso, entre outras.

O Centro de Educação Infantil (CEI 07) “Francisca Moura Pereira da Silva”, localizado na Praça Pio XII, Santa Rosália, foi o primeiro a receber o novo contêiner na manhã de hoje. Patricia Cristina Camargo Fernandes, diretora da unidade que conta com 240 alunos, ressaltou que já esperava a substituição porque os contêineres que estavam em uso eram de 240 litros, capacidade quatro vezes menor que o novo. Nas unidades educacionais os contêineres ficam na parte interna, mas com fácil acesso para a coleta mecanizada.

Conforme estimativa da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), aproximadamente 180 contêineres de mil litros devem ser distribuídos em 163 unidades municipais de ensino. Dependendo da demanda, algumas unidades poderão receber um ou mais recipientes. A expectativa é de que o trabalho de substituição dos contêineres das escolas seja concluído até a próxima sexta-feira (13).

Nas vias públicas

Nas ruas e avenidas os contêineres ocupam um espaço demarcado no próprio asfalto, junto à guia, em vez de ficarem nas calçadas como ocorria antes. Cada dispositivo permanece a uma distância média de cerca de cem metros um do outro, atendendo pelo menos dezoito residências, considerando-se a média de quarenta litros de lixo gerados diariamente em cada residência.

Já foram contemplados com os novos contêineres de mil litros as ruas e avenidas de bairros como Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Jardim Josane, Astúrias, Parque São Bento, Lopes de Oliveira, Jardim Rodrigo, Jardim Luciana Maria, Jardim Marli, além da Vila Amato, Jardim Topázio e Vila Helena.

Compartilhe no Whatsapp