da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio presidiu, na manhã desta quinta-feira (22), a cerimônia de abertura oficial do Fórum Nacional de Manutenção de Aeronaves – Mercado e Regulação no Brasil. O evento, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, reuniu profissionais do setor, empresas de táxi aéreo, proprietários de aeronaves, centros de manutenção, distribuidores e fornecedores de peças e serviços, associações e organismos governamentais regulatórios como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, também participou da cerimônia.
Dando boas vindas aos participantes, Pannunzio faz um breve resumo sobre o desenvolvimento do setor de aviação em Sorocaba. “Começou no final dos anos 1970 e gradativamente foi desenvolvendo, consolidando em Sorocaba essa vocação para a manutenção de aeronaves executivas, o que a torna a nossa cidade diferenciada em todo o mundo”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, destacou que é um orgulho para Sorocaba receber um evento desse porte, para discutir temas tão importantes para a aviação brasileira. “Além de nosso aeroporto, um dos dois únicos do mundo voltados a manutenção de aeronaves, Sorocaba é destaque em tantos outros setores, como a produção de pás eólicas e fibras óticas. Acreditamos muito no setor aeronáutico”, disse o secretário.
Após a abertura, aconteceu a primeira sessão plenária discutindo os incentivos e subsídios para o setor de serviços aeronáuticos, a migração do setor para o interior do Brasil, e o Plano de Incentivo regional para capacitação de mão de obra.
Ao longo do dia foram abordados e debatidos assuntos considerados fundamentais para o futuro da aviação brasileira, tais como: aumento e consequente envelhecimento da frota aérea brasileira; a frequência de acidentes; a adoção de novas medidas de fiscalização e de incentivo para centros de manutenção; e a atenção às oficinas, já que muitas estão operando irregularmente por excesso de burocracia e muitas precisam de investimentos para continuar atendendo toda a frota.
Segundo Emerson Alves Macedo, da empresa promotora do evento, os resultados foram além do esperado, e tudo o que foi discutido ou abordado pelos palestrantes deve gerar uma pauta de reivindicações para ser apresentada ao governo. “Possivelmente na primeira quinzena de novembro esse documento já estará pronto e vamos enviar para análise do governo. Temos de avançar para destravar esse setor”, explicou.
Também participaram da solenidade de abertura do Fórum Nacional de Manutenção de Aeronaves o presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico, Rubens Hungria de Lara, e o presidente da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Pedro Angelo Vial.