da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES), esteve nesta quinta-feira (24) no bairro Sorocaba I fazendo visitas às residências da população para verificar a existência de focos do mosquito da dengue na região. A Divisão de Zoonoses tem intensificado os trabalhos de combate a doença nesse período interepidêmico (temporada de poucas chuvas), com o objetivo de evitar que a cidade tenha nova epidemia de dengue, dessa vez em 2016.
Na ação de casa a casa, os agentes de vigilância sanitária vistoriaram os imóveis, retirando os recipientes que podem se tornar focos do mosquito Aedes Aegypti e orientam os moradores sobre as medidas que devem tomar a fim de evitar a proliferação dos vetores da dengue.
A Divisão de Zoonoses também realizou no bairro o chamado “arrastão”, removendo materiais inservíveis das áreas públicas e das residências, para diminuir o risco de infestação do mosquito por meio dos ovos do mosquito transmissor que se fixam nas paredes desses objetos.
De acordo com o agente de Vigilância Sanitária Ivan Santos, a população da área está bastante receptiva com a equipe, permitindo o acesso das equipes às casas e auxiliando nos trabalhos.
A moradora do bairro Sorocaba I, Marina Dias Monteiro disse que toda semana joga sabão em pó nos ralos da casa, cuida das plantas e coloca detergente no recipiente que acumula água atrás da geladeira”. Já Valéria Cruz destaca que, com a união dos vizinhos, eliminando os criadouros do mosquito da dengue, é possível que eles fiquem livres da doença.
Outras ações e mais bairros
Os arrastões ocorrem em bairros estrategicamente escolhidos pela Divisão de Zoonoses e além das visitas de casa em casa, também estão sendo promovidas nebulização (aplicação de inseticidas especiais) em determinadas regiões. Nesta semana, as ações antidengue estão programadas para ocorrer também na Vila Jardini, Jardim São Guilherme, Jardim Ipiranga, Jardim Harmonia, Vila Hortência, Herbert de Souza, Jardim Vera Cruz, Vila Angélica, Parque dos Eucaliptos e Vila Angélica.
A Zoonoses reforça que além das ações da Prefeitura, a população também deve fazer sua parte no combate à dengue. Pelos menos, fazendo uma vistoria semanal no seu imóvel, a fim de identificar e acabar com possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.