da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Procedimentos técnicos oriundos de medicinas orientais, em especial a Medicina Tradicional Chinesa, tais como Acupuntura, Lian Gong, Tai Chi Chuan e Auriculoterapia, podem ser praticados pela população durante a Semana Municipal de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares de Sorocaba. O evento foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (22) no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, com a ginástica terapêutica e preventiva chinesa Lian Gong e sessões de auriculoterapia, tudo de graça.
Também nesta terça-feira (22) foram realizadas visita monitorada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e palestra com o tema “Práticas Integrativas e Complementares”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Laranjeiras.
De acordo com a farmacêutica Joseane Dias Gomes Pereira, da Área de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o objetivo desta semana é incentivar a utilização destas práticas inovadoras de promoção de saúde e, dessa maneira, alcançar resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população.
As atividades da Semana prosseguem até sábado (26) em UBSs e no Jardim Botânico. A programação completa pode ser conferida no arquivo em anexo.
Projeto Fito Sorocaba
Durante a Semana Municipal de Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Integrativas e Complementares de Sorocaba, será lançado o projeto Fito Sorocaba, realizado pela SES, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Universidade de Sorocaba (Uniso). Trata-se de uma proposta do Ministério da Saúde, cujo projeto enviado pela Prefeitura de Sorocaba foi contemplado neste ano.
O projeto visa ao uso racional das plantas medicinais na Atenção Primária à Saúde, resgatando o conhecimento popular, embasado nos conhecimentos científicos. Dentro do projeto, haverá a distribuição de mudas de plantas fitoterápicas nas UBSs da cidade.
O Fito Sorocaba será lançado na próxima quinta-feira (24), às 9h, na UBS Cerrado, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, 885, Vila Jardini.