da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes contaram com a participação de pelo menos mil pessoas
Pelo menos mil servidores municipais participaram ao longo desta semana das palestras, dinâmicas e atividades de lazer e saúde que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Sorocaba preparou dentro da IX SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
As atividades aconteceram em espaços descentralizados, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS,), na Guarda Civil Municipal (GCM) e no Parque Zoológico “Quinzinho de Barros”, além do Paço Municipal.
Durante o encerramento do evento, na tarde desta sexta-feira (18), motivados pela abordagem interacionista da psicóloga Osmeire Tobias, os servidores dançaram e brincaram no Salão de Vidro da Prefeitura, como forma de exercitar o tema proposto “Responsabilidade e companheirismo”.
Na avaliação da presidente da CIPA, Wanderlene Aparecida Mariano Lopes, a participação na SIPAT foi muito positiva e trouxe aos funcionários públicos reflexões acerca da importância do resgate de valores individuais para a construção do ambiente coletivo. “Falar do eu, buscar um momento para recarregar as energias e se voltar às boas práticas, desde um exercício físico para melhorar sua condição e desempenho no trabalho, até reconsiderar as atitudes, só potencializa a autoestima. E gente feliz, faz tudo com alegria”, enfatizou.
Não deixando de lado o aspecto da segurança no ambiente de trabalho na prática cotidiana, em si, onde foram abordados temas como os cuidados com manuseio de materiais pérfuro cortantes, biossegurança ou cuidados posturais, a SIPAT atua promovendo momentos de relaxamento e cuidado para os servidores. Durante a semana, os colaboradores fizeram massagem, passaram por seção de quiropraxia, podologia e acupuntura. “A gente procura cuidar da mente e do corpo”, disse Wanderlene Mariano.
E por conta desse binômio, as duas últimas atividades da Semana de Prevenção foram apresentações de taekwondo, com a participação de servidores públicos municipais, e musical. Depois de assistir às manobras de uma arte marcial milenar, os participantes cantaram clássicos da MPB. Num repertório formado por composições de Zé Remalho, Alceu Valença, Geraldo Vandré e Kleiton e Kledir, o músico José Matos, da Academia Revitae, avivou a memória emocional de muita gente. “A ideia era essa. Emocionar para encantar a vida”, disse.