da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Numa solenidade que teve a participação de representantes da sociedade civil, do Legislativo sorocabano e das polícias Civil e Militar, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio oficializou, na manhã desta quinta-feira (17), a entrega de vinte novas viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM). O evento ocorreu na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba.
Com a incorporação dos veículos Toyota modelo Etios, efetiva-se uma renovação de 50% na frota. Equipados com sistema GPS que possibilitará o registro dos horários dos serviços prestados, com data, hora, local de chegada e também de partida, além de apontar o tempo estimado de viagens, controle de paradas, percursos e distâncias realizadas pelos veículos diariamente, os carros serão alocados nos serviços de policiamento da Patrulha Bike, Patrulha Escolar, Patrulha Comunitária, Patrulha Ambiental e Patrulha Trânsito.
Para o secretário de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, o ato evidencia a preocupação que Pannunzio tem com a questão da segurança, não somente no que diz respeito aos próprios municipais, mas, também e, principalmente, no que tange à comunidade. “A entrega das viaturas mostra a real importância que a corporação tem na manutenção do bem-estar comum. É a primeira vez que a GCM renova sua frota em um tempo tão curto”, disse.
Pannunzio fez coro ao secretário e reiterou seu apreço pela guarda municipal lembrando que a função dela, hoje, excede aos limites do olhar sobre os bens públicos e se expande para os cuidados com as crianças, jovens e adultos “onde estiverem”. “Essas novas viaturas aumentam a mobilidade dos guardas civis e a capacidade de ronda pelos bairros, tudo isso associado ao sistema de videomonitoramento instalado no município e aos radares inteligentes que cobrem as entradas e saídas. Conseguimos oferecer uma maior sensação de segurança à nossa população”, enfatizou o prefeito.
Sem esconder sua satisfação, o comandante geral da Guarda Civil, Benedito da Silva Zanin, disse que a instituição vem cumprindo com seu papel de proteção cidadã, garantindo o funcionamento dos serviços essenciais e monitorando o cotidiano dos cidadãos e daqueles que passam por Sorocaba, “com o respeito e a capacitação necessários a identificar aquilo que pode ser nocivo para nosso maior valor: as pessoas”, disse.
Desde o início deste ano, a Guarda Civil Municipal recebeu três viaturas modelo Toyota Hillux, para o trabalho da Ronda Municipal (ROMU), além de quatro viaturas, quatro motocicletas e dois ônibus equipados com videomonitoramento, por meio de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentro do Programa “Crack, é Possível Vencer”. A parceria ainda rendeu à GCM cem pistolas de condutividade elétrica e duzentos espargidores de gás pimenta para uso dos guardas.
Locação
A locação dos vinte Etios, que custará ao município R$ 839 mil por um contrato de 12 meses, é um investimento vantajoso para o município, afirma o prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Conforme disse, dado o uso contínuo desses equipamentos, as consequentes necessidades de manutenção e os riscos inerentes ao uso diário no policiamento das ruas compensam o custo.
De acordo com o secretário João Leandro, a compensação ocorre mesmo em curto prazo. Isso, porque estão embutidas no contrato as despesas com seguros, troca de peças avariadas, manutenção e até substituição do veículo se houver necessidade.
O titular da SEG ainda atenta para o fato de os carros serem oriundos de mão de obra local, já que são produzidos na Toyota Sorocaba; “uma importante geradora de empregos na cidade”, reforçou.