da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Ferramenta auxilia o consumidor e tira da Justiça e do Procon casos que podem ser resolvidos de forma rápida e direta
Dentro de mais alguns dias, a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) passará a figurar entre as instituições que, assumindo compromisso com o consumidor brasileiro, tornaram-se signatárias da plataforma consumidor.gov.br A assinatura do convênio com essa ferramenta pública de proteção ao consumidor ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), por meio do Procon Sorocaba.
Considerado um dos mais ativos do Estado de São Paulo, o Procon local está responsável por divulgar e conquistar novos parceiros paulistas e começou seu trabalho, justamente, pela cidade sede. “Temos um desafio e queremos começar bem, a partir de nosso polo de atuação. Hoje estamos celebrando com a Associação Comercial, já de olho em outros parceiros”, comentou o diretor do Procon Sorocaba, Domingos Paes Vieira Filho.
Mesmo não sendo fornecedor de produtos ou serviços diretamente ao consumidor, a ACSO se compromete com o consumidor.gov.br a fim de colaborar para que as relações com o cliente do comércio local sejam efetivas e mais eficientes.
Lançada em junho de 2014 pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, a plataforma reúne 277 empresas que, desde sua entrada no sistema, passaram a resolver conflitos sem intermediação de órgãos públicos como o Procon ou a Justiça. O resultado é o encurtamento do caminho para a solução dos casos e uma maior visibilidade da sua postura diante da relação com o cliente.
Transparência, aliás, é um dos pontos fortes da ferramenta, segundo o diretor de Proteção ao Consumidor do Procon Sorocaba, José Antonio de Oliveira Junior. Os outros, segundo explicou aos presentes à solenidade de oficialização do convênio, são a ampliação do acesso e a potencialização da competitividade para a qualidade do atendimento ao consumidor.
Segundo disse, o consumidor.gov.br foi construído para ser, também, um forte aliado das empresas. Por isso, não deve ser considerado como canal de reclamações e sim como ferramenta de contato pela qual os fornecedores poderão traçar suas ações numa mudança de comportamento que garanta maior efetividade de seus serviços. “A plataforma oferece uma ‘fotografia’ das relações com o consumidor e indica as possibilidades de melhoria do seu atendimento. Isso se traduz na melhoria de participação no mercado”, disse.
Com vários indicadores, a plataforma preza pela divulgação positiva dos seus parceiros a partir do retorno oferecido pelo consumidor e pela própria empresa. O sistema dispõe de consultas para acompanhamento do resultado dos casos e até da conduta das empresas cadastradas.
Até agora, em Sorocaba, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) era a única empresa signatária da ferramenta. Há cerca de dois meses a autarquia assinou a parceria que facilita ao usuário acessar o serviço e resolver suas questões.
Para chamar a atenção de seus associados, de modo a que adiram ao sistema, a ACSO promoverá palestras educativas sobre as vantagens da ferramenta.