da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Mais seis nutricionistas estão sendo contratadas para integrar equipe da Seção de Alimentação Escolar, responsável pela realização do serviço
Com a contratação de seis novas nutricionistas, que devem iniciar os trabalhos em cerca de trinta dias, a Seção de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação (Sedu) vai ampliar as visitas às unidades da rede municipal de ensino para constatar a situação da merenda servida aos alunos. Atualmente, o serviço é realizado por cinco nutricionistas, que estão responsáveis também por esta função fiscalizadora, além das demais incumbências do cargo.
O edital de convocação das novas nutricionistas foi publicado pela Secretaria da Administração (Sead) na edição da última sexta-feira (4) do jornal “Município de Sorocaba” (página 09). Elas devem tomar posse dentro de quinze dias apresentando as documentações solicitadas pela seção de Recursos Humanos da Sead.
Chefe da Seção de Alimentação Escolar, Camila de Melo Cardia Morais informou que as visitas às escolas ocorrem quase que diariamente. “Nesta semana conseguimos visitar sete unidades. Com esse reforço as ações serão ampliadas”, garante. Segundo ela, com o reforço de profissionais a intenção é que uma nutricionista passe em cada escola ao menos uma vez a cada mês.
Entre as escolas vistoriadas esta semana está o centro de Educação Infantil “Zilda Pereria Aguilera” (CEI 98), localizado na Vila Helena. “Essa escola está abastecida. Nesta quarta-feira (10) à tarde os alunos tomavam sopa e comiam maça. O estoque está em dia, seja de produtos perecíveis, como de hortifrutis”, aponta.
Entre as outras unidades também vistoriadas estão os CEIs 81 (Éden) e 96 (Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério) e as Escolas Municipais “João Francisco Rosa” (Vila Angélica) e “Milton Leite de Oliveira” (Brigadeiro Tobias). “Em todas, a situação da merenda e estoques de alimentos estavam em dia”, completa Camila.
De acordo com a chefe de seção, o critério para definir o cronograma de visitas é baseado em solicitações feitas por professores e supervisores das unidades, bem como mediante solicitações da comunidade escolar, seja de pais ou alunos. “Também nos baseamos em denúncias e há, ainda, aquelas visitas de rotina”, explica Camila. A empresa ERJ, contratada para fornecer a merenda na rede municipal de ensino também mantém esquema diário de visitas de nutricionistas nas escolas.