da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Obras na Rua Eugênia de Oliveira Cirne já estão recebendo rede de drenagem de águas pluviais
A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) já está realizando as obras de implantação de drenagem de águas pluviais – inclusive guias e sarjetas – na Rua Eugênia de Oliveira Cirne, a principal via do bairro Jardim Itapemirim. Os trabalhos são preparativos para a pavimentação da via, uma antiga reivindicação dos moradores cansados de conviver com o pó e a lama na porta de casa.
As obras são executadas num trecho de 1.530 metros da via pela empresa Atrio Construção e Incorporação Ltda.. Parte do trecho beneficiado também é conhecido como Rua Priscila e outro por Projetada 1. “Depois do asfalto o ideal é que tudo tenha o mesmo nome, o principal que é Rua Eugênia de Oliveira Cirne. Moro há 28 anos aqui e é um sossego só. Acho que com o asfalto a vida de quem vive por aqui vai melhorar ainda mais”, destaca o aposentado Anésio Moreira de Paula.
A previsão é de que instalação das guias e sarjetas, nos cerca de trezentos metros de via que ainda restam a ser feitos, esteja concluída em duas semanas. Ao todo serão 3.060 metros lineares de guias e sarjetas. “Depois haverá a regularização da pista para receber a base do pavimento e a camada asfáltica. A previsão é que em sessenta dias seja iniciada a aplicação do asfalto”, acredita Reinaldo Carvalho Novaes, encarregado da Semob em fiscalizar a obra. A rua terá 7,4 metros de largura.
O porteiro Luiz Ribeiro, 63 anos, reside desde 1996 na Rua Eugênia de Oliveira Cirne. “Pra nós aqui da rua o asfalto é tudo. Só morando aqui para saber o quanto é conviver com o pó de terra dentro de casa. Não dá nem para acreditar que o asfalto está chegando”. Ele considera que ter a rua asfaltada é o primeiro passo para conseguir outras melhorias para o bairro, como uma praça, por exemplo.
E o fato tem mexido mesmo com a população local, pois um grupo de moradores cogita limpar e urbanizar os trechos ao longo da linha férrea que segue paralela à Rua Eugênia de Oliveira Cirne. “Tem muito mato e isso já está acertado. Vamos começar assim que a rua estiver asfaltada. Estamos esperando essa obra há trinta anos e o que importa agora é que ela está sendo feita”, frisa o mestre de obras Donizete Alexandre Pereira, 51 anos.
Pacote
A intervenção na Rua Eugênia de Oliveira Cirne faz parte de um pacote de obras assinado em setembro de 2014 e que contempla a pavimentação de doze ruas no município, totalizando 4,7 quilômetros de extensão. A empresa iniciou os serviços após vencer licitação no valor de R$ 3.822.726,74, diante de um valor estimado inicialmente em R$ 5.036.119,52.
Do contrato, já foi executada a pavimentação de 350 metros da Avenida Cleise T. Rosa da Silva, no bairro Recreio dos Sorocabanos, além de 1.280 metros da Rua Seraphim Banietti, na região do Bairro Altos do Ipanema, e de 260 metros da Rua Izidro R. da Silva Telo, no Jardim Horto Florestal.
“O próximo passo, assim que acabar a obra no Jardim Itapemirim, será o início dos serviços em quatro ruas no bairro Chácaras Reunidas São Jorge, na Zona Norte”, adianta Hideo Kamada, engenheiro da Semob. Nesse bairro serão beneficiadas as ruas Rua Ana Conceição Fragoso (320 metros), Rua Ophélia Santucci Romano (195 metros), Rua Geronymo Marçal (120 metros) e Rua José Marques de Oliveira (120 metros).
Também faz parte do mesmo acordo, a pavimentação da Rua Lourenço Marins, Rua Felisbina R. da Rosa e Rua José Morais Ruas (Jardim Barros França), além da Rua José Mendes (Matadouro). O prazo para o término das obras é de quinze meses após a emissão da ordem de serviço, o que ocorreu em outubro de 2014. Consta no edital que após entrega das obras a empresa tem que dar uma garantia de cinco anos por eventuais problemas que venham acontecer.