da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lançou na manhã desta segunda-feira (10) o projeto Conte Comigo. O projeto foi elaborado com a proposta de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, a ideia é juntar as pessoas que pretendem ser voluntários com as entidades que precisam desse tipo de ajuda. “É preciso também capacitar esse voluntário para o trabalho”, explica a vice-prefeita.
Até o momento, já são setenta pessoas cadastradas para se tornarem voluntárias e quarenta organizações interessadas em voluntários. Nesse cadastro, a entidade informa o tipo de voluntário que está precisando. Voluntários e entidades podem fazer seus cadastros por meio do site www.projetocontacomigo.com.br
Todo o trabalho de união vai contar com várias etapas. As pessoas interessadas em se voluntariar informam que tipo de serviço podem oferecer. “Dessa forma sabemos, pelo perfil do voluntário, em qual trabalho ele vai se encaixar melhor”, avalia Edith. Muitas vezes, o voluntário se ilude com o tipo de serviço que está prestando. “Por isso que a gente já está orientando. Procurando achar o local em que os voluntários se encaixam nos projetos de várias entidades”, fala a vice-prefeita.
Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanderlei da Silva, o voluntário tem de estar ciente das responsabilidades que ele está assumindo. “A entidade vai contar com o seu trabalho. Ele não pode ir somente nas horas que ele quer ir. Tem que haver um compromisso com a entidade”, comenta Vanderlei.
A entidade ou organização também precisa estar preparada para receber esse voluntário. “Às vezes, essa pessoa tem potencial na área de informática e a colocam para fazer limpeza, ou outro serviço que não é aquilo que seria melhor aproveitado”, aponta Vanderlei.
O projeto “Conte Comigo” já começa, a partir desta terça-feira (11), a fazer os primeiros encaminhamentos. Durante o lançamento do projeto, houve apresentação da Cia Anjos da Alegria. O grupo conta com sessenta voluntários e caminha para dez anos de fundação.
O site para cadastramento é www.projetocontacomigo.com.br