SESC Escola leva formação cultural à rede pública de ensino

6/8/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Música, teatro, contação de história, dança e outras linguagens artísticas estão na programação do projeto 

Mais de 900 alunos da E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, da Vila Hortência, tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (dia 5), de conhecer os instrumentos de percussão de uma orquestra. Na quadra poliesportiva da escola, pela manhã e à tarde, cinco músicos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, da FUNDEC (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), apresentaram um repertório musical e, de uma forma didática, ilustrando alguns ritmos e cada instrumento utilizado pelo grupo.

A iniciativa surgiu através do Projeto SESC Escola, realizado pelo SESC Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), desde 2008. “Nosso objetivo é promover a formação artística e cultural de alunos da rede pública de ensino da cidade”, explica Beatriz Fortes, instrutora de atividades infanto-juvenil do Espaço de Brincar do SESC.

Para Marcio Bortolli Carrara, da Seção de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação, o mais importante deste projeto é garantir atividades culturais de qualidade aos alunos da rede municipal. “Estamos dando o acesso a eles a diversas linguagens artísticas”, destaca. Neste segundo semestre, serão atendidas mais de trinta unidades, entre escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

E não são apenas apresentações musicais que a iniciativa leva às crianças e adolescentes da cidade. Teatro, contação de história, dança, oficina de artes plásticas e oficinas de vídeo também fazem parte da programação. “Toda a linguagem artística que existe na programação do SESC nós levamos às escolas”, conta Beatriz. O projeto ocorre de terça a sexta-feira, atendendo uma escola por dia, de manhã e à tarde.

Para Talita Cristina Noronha, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I da E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, o trabalho é muito bom. “Uma apresentação como esta enriquece culturalmente os alunos, pois as crianças aprendem através do lúdico e das vivências. O SESC Escola é uma oportunidade de todos eles assistirem e terem contato com a arte”, afirma.

A orientadora ainda destacou a carência que muitos alunos têm no contato com a arte. “Muitas delas, por motivos variados, não têm a possibilidade de vivenciar momentos como este fora da escola, pois não são todos os pais que levam seus filhos a uma apresentação musical, por exemplo”, enfatiza.

Sobre a aula

Em cinquenta minutos, os músicos da FUNDEC apresentaram às crianças um concerto didático. O grupo mostrou cada instrumento e cada instrumentista executou um trecho de música apresentando a sonoridade de seu instrumento, um pouco de sua técnica e habilidades.

Em seguida, eles apresentaram o concerto propriamente dito, com músicas como “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo e “Baião”, de Luiz Gonzaga, utilizando instrumentos como o tímpano, caixa, bateria, xilofone, surdo, pandeiro e triângulo. As crianças acompanharam atentas e aplaudiram ao final de cada música tocada.

Alícia Mariah Monteiro Maciel, de 6 anos de idade, que mora na Vila Hortência, gostou da “aula de música” que teve ao ar livre na tarde desta quarta-feira. “Gostei das músicas. Já toco ‘Ana Júlia’ no violão, meu pai quem me ensinou”, contou. Apesar de já ter contato com o violão, a garota conhecia apenas o pandeiro entre os instrumentos de percussão apresentados.

Quem também prestigiou a apresentação foi Mirela Cristina Bersosa, de 9 anos de idade, moradora do Jardim Simus. “Toco teclado e gosto bastante de música. Adorei o surdo”, comentou.

Isabela Vieira Gambarra, de 9 anos de idade, também já conhecia alguns instrumentos apresentados pelos músicos e ficou admirada com o concerto. “Achei bem bonito ver eles tocando. Gosto de música, principalmente dos ‘sucessos internacionais’”, declarou a garota.

Compartilhe no Whatsapp