da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), da Prefeitura de Sorocaba, alerta que termina nesta sexta-feira (23) o prazo para que os 735 candidatos sorteados pelo Programa Habitacional ‘Viver Melhor’ e convocados pela Sehab entreguem as documentações solicitadas. A adesão está abaixo do previsto e não haverá prorrogação do prazo. Quem não regularizar a situação no prazo será excluído do programa habitacional, pelo qual serão entregues 416 moradias no Jardim Betânia.
O atendimento teve início na última segunda-feira (20) e ocorre das 8h30 às 15h, na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, centro, próximo à Praça da Bandeira (antigo CEI 16), onde funciona uma unidade da Sehab.
A Sehab havia programado o atendimento de 150 famílias por dia, mediante pré-agendamento, conforme relação publicada no Jornal ‘Município de Sorocaba’, do dia 26 de junho deste ano. Porém, desde segunda-feira até o final da tarde desta quinta-feira (23), apenas 271 pessoas foram atendidas, das quais 180 estavam com a documentação correta, 23 não comprovaram os critérios e estão eliminados no programa habitacional, e outro 71 ainda apresentaram pendências e terão que retornar até esta sexta-feira à Sehab para apresentar os documentos que faltam.
Diretor de área da Sehab, Francisco Carlos Rodrigues da Silva analisa que o número de convocados que compareceram para regularizar a situação está bem abaixo do ideal. Aponta que a menor procura ocorreu nesta quinta-feira (23), quando apenas 34 convocados compareceram.
Documentação
A Sehab orienta que os beneficiários fiquem atentos à relação de documentos solicitados. “Tudo mundo teve dois meses para providenciar a documentação. Devido à baixa procura, para reforçar a importância de apresentar os documentos, enviamos aviso às famílias das quais temos e-mails cadastrados”, completa assistente social da Sehab, Bianca Bottosso.
A previsão é de que o movimento seja mais intenso nesta sexta-feira, pois, além das 155 famílias convocadas a comparecer nesta data, ainda tem a população que está com a documentação pendente.
“A minha já está certa, entreguei tudo e não precisarei voltar. Faço parte da lista de espera, mas estou na esperança de ser chamada caso tenham desistências”, comemora a dona de casa Franciele Daiane da Silva, 25 anos, moradora do Jardim Nova Esperança e que realizou o cadastramento nesta quinta-feira (23).
Toda a documentação dos beneficiários sorteados no último dia 16 de maio é conferida pela equipe da Sehab e é obrigatório comprovar que o cidadão mora em Sorocaba há pelo menos cinco anos. Segundo Francisco, não há possibilidade de burlar o sistema de cadastro único da Prefeitura, uma vez que o objetivo é garantir o atendimento às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
“Tem mesmo que fazer isso. É muito documento. Leva tempo juntar tudo, mas vale o sacrifício”, ressalta o desempregado Rafael Francisco, 29 anos, que também regularizou a sua participação no Programa Habitacional “Viver Melhor” nesta quinta-feira (23). Ele estava acompanhado da esposa Gislaine Francisco, 30 anos, que não escondia a ansiosidade. “Estou na expectativa da mudança”, conta ela, que reside com o marido há doze anos – desde que se casaram – em casa alugada no Jardim Santa Cecília. “Já fui conhecer o residencial e as moradias são muito bonitas e bem localizadas. Nada melhor do que ter a própria casa”, finaliza o Rafael.
Relação de documentos para o Programa Habitacional ‘Viver Melhor’
OBS: É necessário também apresentar os documentos originais.
1) EM NOME DO(A) SORTEADO (A):
Candidatos sorteados e que no Cadastro Único descumpriram o requisito de residir em Sorocaba desde 2010, deverão obrigatoriamente apresentar os comprovantes de residência dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Já os candidatos que não possuem Cadastro Único em outro município, deverão apresentar o comprovante de residência do ano de 2015;
2) DE TODAS AS PESSOAS A PARTIR DE 17 ANOS, QUE MORAM NA CASA:
3) DE TODAS AS PESSOAS COM ATÉ 16 ANOS, QUE MORAM NA CASA:
4) EM NOME DO(A) SORTEADO (A) OU DE QUEM MORA NA CASA: