da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Trilhas, confecção de bandeiras, grito ecológico, peças de teatro, passeio e diversas outras atividades de Educação Ambiental fazem parte das atividades que estão sendo promovidas nesta semana, junto às crianças de 7 a 13 anos de idade, durante o 3º Curso de Férias do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o curso tem como tema “Vivenciando a Biodiversidade de Sorocaba” e acontecerá até sábado (25). A proposta da Secretaria do Meio Ambiente é envolver os participantes em experiências junto à natureza, através de atividades práticas e de sensibilização, criando meios de vivência para um despertar do conhecimento e de valores éticos, sociais e ambientais.
Durante o curso estão sendo abordados temas como “Recreação e lazer”, “Biodiversidade, Unidades de Conservação e Corredor Ecológico”, “Parque da Biodiversidade e impactos ambientais”, “Sustentabilidade”, “Criança Monitora” e “Minipesquisador”.
Próximas atividades
Nesta quinta-feira (23), às 11h, as crianças terão a oportunidade de conhecer a Fábrica da Toyota, que fica próxima ao Parque da Biodiversidade.
Na sexta-feira (24), a programação será extensa e os participantes vão dormir no Parque da Biodiversidade. As atividades terão início às 17h, quando será apresentado às crianças o que é uma unidade de conservação, no caso o Parque da Biodiversidade, e as principais ameaças existentes.
Em seguida, às 18h, as equipes farão uma trilha noturna no parque com o intuito de desvendar um “mistério” a partir de objetos encontrados no percurso. Às 19h, com os objetos encontrados, os grupos montarão uma história baseada nas pistas deixadas e tentarão descobrir o que aconteceu no parque aquela noite. Objetivo é apresentar de forma lúdica as principais ameaças que as unidades de conservação sofrem, bem como mostrar as formas de proteção.
Na sequência, às 20h, será realizada uma Festa Julina com direito a decoração, quadrilha, doces e salgados levados pelas próprias crianças. Antes de irem dormir, às 22h30, será exibido um filme ligado ao tema.
No sábado, após o café da manhã, às 8h30, as crianças vão fazer uma trilha para reconhecer as espécies de animais que existem no Parque da Biodiversidade. Para isso, os monitores ensinarão metodologias simples de pesquisa e observação, como quadrante, pegadas em gesso, poleiro, galharia, observação de aves e chuva de sementes.
Às 10h, já com a participação dos pais da garotada, a equipe de Educação Ambiental vai apresentar as atividades realizadas, a sustentabilidade do evento, mostrando a quantidade de resíduos gerados e a sua disposição final, além do resultado da campanha de arrecadamento de agasalhos. Para encerrar, às 11h30, as crianças e os pais vão fazer uma trilha em família.
O Parque de Biodiversidade fica na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Segue a programação:
Dia 23 (quinta-feira)
11h00 – Passeio – Toyota
Dia 24 (sexta-feira)
17h00 – Recepção
17h15 – O que realmente existe na U.C/Principais ameaças
17h45 – Lanche
18h00 – Detetive: Trilha 1 noturna
19h00 – Teatro
20h00 – Festa Julina/Janta
22h00 – Organização do salão
22h30 – Cine no parque
Dia 25 (sábado)
08h00 – Café da manhã
08h30 – Trilha 1 – reconhecendo as espécies (minipesquisador)
10h00 – Fechamento
11h30 – Criança monitora (trilha em família)
12h30 – Encerramento