da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba informa que as aulas no Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida” (CEI 03), no Largo do Divino, serão retomadas parcialmente nesta terça-feira (21). As 232 crianças de pré-escola serão atendidas normalmente na Unidade 1, localizada na Rua Luiz Mendes de Almeida, 734. Já os 242 alunos de berçário e creche integral terão o atendimento temporariamente suspenso até do dia 31 de julho, até que seja definido novo local para as aulas, devido à interdição da Unidade 2 do CEI 03, na Rua Capitão Pedro Tavares, 280, onde foram constatados afundamento de solo e rachaduras, no último dia 13.
“Lamentamos os problemas estruturais que levaram à interdição de uma das unidades do CEI 03. Esperamos a compreensão das famílias e nos colocamos à disposição delas para esclarecimentos”, frisa o secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima. Para dar mais explicações, uma reunião com os pais ou responsáveis de alunos do CEI 03 está agendada para a próxima sexta-feira, dia 24 de julho, no salão da Unidade 1. O encontro com os pais ocorrerá em horários distintos: 8h, referente aos alunos do Berçário; 10h, para Creche I; 13h, para Creche II; e 15h, para creche III. Na ocasião espera-se apresentar, sobretudo, uma proposta de atendimento emergencial voltada às crianças.
Há a possibilidade de a Sedu definir pelo remanejamento das crianças para outras unidades, fornecendo, inclusive, transporte, ou ainda alugar um imóvel para montagem de uma nova creche.
Na tarde desta segunda-feira (20), o secretário Flaviano recebeu um grupo de educadores do CEI 03 para apresentar as ações que serão adotadas nas próximas semanas. A Sedu ressalta que o calendário escolar será cumprido, tendo em vista o atendimento aos alunos, mesmo que parcialmente. Em caso de dúvida, os pais de alunos do CEI podem entrar em contato com a Sedu pelos telefones (15) 3238.2188 ou (15) 3238.2203, ou pelo e-mail sedu@sorocaba.sp.gov.br
Laudos
Enquanto a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) apura as causas do afundamento de solo e das rachaduras identificadas na Unidade 1 do CEI 03, a Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ) protocolou na Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, na sexta-feira (17) passada, uma Medida Cautelar de Produção Antecipada de Provas, para solicitar a nomeação de um perito para constatar a situação do prédio afetado, bem como apontar as possíveis causas dos problemas constatados.
“É uma forma da Administração Municipal se resguardar juridicamente caso fique comprovado que houve problema na construção da unidade”, explica o procurador Geral do Município, Vilton Luís Barboza. A previsão é de que até quarta-feira o juizado dê uma decisão quanto ao pedido de liminar. A empresa que construiu a escola foi notificada quanto ao problema.
A Unidade 1 do CEI 03 fica a cerca de 50 metros de distância da Unidade 2 e foi entregue inicialmente em 2012, quando já haviam sido constatados problemas nas fundações do prédio e a empresa responsável pela obra fez as adequações necessárias, que foram concluídas em 9 de dezembro de 2013. O prédio tem prazo de garantia de cinco anos após a sua entrega. “Vamos abrir ainda uma sindicância para averiguar o caso e daremos uma resposta rápida. Se for preciso construiremos um novo prédio em regime emergencial”, adianta o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.