Recadastramento das sepulturas prossegue até dia 31

17/7/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Retomada no início de junho, a segunda fase da atualização cadastral nos cemitérios municipais já contabiliza 6.423 proprietários ou herdeiros de sepulturas atendidos. O serviço vem sendo realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), nos cemitérios da Saudade, Aparecida e Consolação.

Até esta quinta-feira (16), do total de sorocabanos atendidos, 673 requereram a segunda via do título de posse de sepulturas; outros 193 requereram autorização para reforma ou construção, enquanto que 164 pessoas procuraram a administração para regularização de sepulturas.

O maior fluxo de atendimento foi registrado no cemitério da Saudade, onde 2.546 pessoas foram atendidas desde o dia 1° de junho. No Cemitério da Consolação foram atendidas 2.471 pessoas, enquanto que o sacrário de Aparecidinha registrou o atendimento a 376 pessoas.

A Serp reforça que os sorocabanos têm até o dia 31 de julho para efetuar esse procedimento. Para facilitar o trabalho, nesta etapa os atendimentos estão sendo realizados em dois locais: nos próprios cemitérios e na Serp, que funciona no segundo andar do Paço Municipal. Nos sacrários o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sendo que, neste caso, são atendidos apenas os filhos, netos e bisnetos dos titulares das sepulturas, desde que comprovem com documentos a hereditariedade.
Já o atendimento na Secretaria de Serviços Públicos é exclusivo aos sobrinhos e sobrinhos-netos dos titulares. No local também são realizados os procedimentos para os requerentes que sejam portadores de títulos de posse e não possuem grau de parentesco com o titular da sepultura. Neste caso será aberto um processo de regularização e, caso necessário, será encaminhado ao setor jurídico da Prefeitura para emissão de parecer sobre a questão.

Concluído com sucesso o recadastramento, a Serp disponibiliza de imediato o comprovante de atendimento ao munícipe. No sistema, além da alteração de endereço, será inserida a data em que foi feito o recadastramento, o nome da pessoa atendida e seu grau de parentesco com o titular.

O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, destaca que os funcionários da Serp estão aptos a prestar todas as orientações e informações necessárias aos munícipes. Uma das dúvidas, principalmente de idosos que têm dificuldades de locomoção, é se um terceiro pode realizar o recadastramento em seu nome. “É claro que sim. Basta que essa pessoa, devidamente autorizada, leve o documento pessoal e um comprovante de endereço em nome do herdeiro”, explica.

Outra orientação da Secretaria é relativa aos casos de pessoas que não possuem ou que esquecem de levar o título de posse. “Se é o titular, uma simples pesquisa no sistema vai indicar a sepultura em questão. Após o recadastramento, com calma, o munícipe pode ir até uma Casa do Cidadão e pedir a segunda via”, exemplifica o secretário.

 

Compartilhe no Whatsapp