da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
As obras de duplicação da Avenida Victor Andrew, um dos principais corredores viários da Zona Industrial de Sorocaba, estão em fase final e a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) da Prefeitura confirma que a conclusão dos trabalhos deve ocorrer ainda na primeira quinzena de agosto.
Ao todo, a revitalização da avenida compreende 4,8 quilômetros de extensão, entre a Avenida Fernando Stecca e a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú. A duplicação de pista está praticamente pronta, restando concluir a construção de 30% do total de ciclovia previsto, além de alguns pontos de calçadas e guias, bem como o recapeamento do trecho antigo e a instalação de iluminação pública. As intervenções de paisagismo já começaram em vários trechos.
As obras estão concentradas, sobretudo, nas proximidades do acesso à Av. General Motors. Ali, o plantio de grama no canteiro teve início, a ciclovia está pronta e, desde terça-feira (14), agora é feito o recapeamento de parte da pista. “Já está muito bom se comprado ao que era antes, e vai ficar ainda melhor. Esse acesso à avenida vai ajudar muito a diminuir os acidentes de trânsito. Já vi muitos por aqui”, conta o frentista Jailson da Silva, 26 anos, que há quase dois anos é funcionário de um posto de combustíveis nos arredores.
A prioridade da Semob neste momento é, justamente, concluir primeiro esse trevo para melhorar o acesso ao Parque Vitória Régia e minimizar problemas de trânsito no local. “Vamos concluir a pista e depois já entrar com a sinalização. Também haverá um semáforo nesse ponto”, destaca o gerente de fiscalização da Semob, Olavo Ferreira.
Outro ponto da Av. Victor Andrew onde há máquinas e operários trabalhando é na entrada para a Estrada da Campininha. No local foi construído um dispositivo de acesso e também de retorno. Além da ciclovia, ainda são instaladas as últimas guias e sarjetas e realizadas obras finais do sistema de drenagem de águas pluviais, como bocas de lobo.
Asfalto
Secretário da Semob, Antonio Benedito Bueno Silveira, informou que a colocação da capa asfáltica em determinados trechos da via sinaliza que a obras está chegando ao fim. “Houve a pavimentação dos trechos que antes não eram duplicados e, ao término das obras, a avenida terá pavimento novo em todo o trecho que recebeu intervenção”, comenta.
“As obras atrapalham um pouco o trânsito, mas são um bem necessário. Estou curioso para ver como vai ficar tudo isso aqui depois de pronto. Tenho certeza que será mais fácil transitar por aqui”, acredita o marmoreiro Fábio Moreira, 24 anos, que costuma trafegar com frequência pela Av. Victor Andrew.
“Está ficando uma maravilha a avenida. O tráfego de caminhões é intenso devido às fábricas da Zona Industrial. Onde já pavimentaram, à noite já há abusos de velocidade”, frisa o autônomo Luiz Carlos Batista, 61 anos, que há 23 anos reside em imóvel na Av, Victor Andrew. Ele, inclusive, cobra a instalação de mais radares de veículos.
Cada uma das pistas da Avenida Victor Andrew ficará com duas faixas de rolamento. “Assim que a capa asfáltica estiver pronta e as máquinas forem retiradas será feita a sinalização de solo”, complementa Olavo. O investimento total, segundo a Semob, é de R$ 8,8 milhões, incluindo as obras de duplicação. A via tende a melhorar o tráfego de veículos entre a Zona Norte, Éden e o Alto da Boa Vista, garantindo mais segurança aos motoristas, motociclistas e pedestres.