Ações ecológicas recolhem 228 quilos de lixo do rio Sorocaba

23/6/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Os participantes da Caminhada Ecológica no Parque Linear do Rio Sorocaba e da 7ª Expedição de Barco pelo rio, neste sábado (20) pela manhã, retiraram 228 quilos de lixo no rio, no trecho entre o ponto onde fica o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), em frente ao Poupatempo, e o quiosque no Parque das Águas. Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades fazem parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

As ações começaram por volta das 9h, com o objetivo de recolher o lixo que é jogado nas ruas, parques e praças da cidade e que vão parar no rio. “Essas atividades têm enfoque educativo e são alguns dos nossos esforços para esclarecer a população que todos devemos ajudar na preservação do meio ambiente, depositando o lixo de forma correta e, quando possível, reaproveitando o que pode ser reciclado”, destaca o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que acompanhou a saída das embarcações, às 10h, na margem direita do rio, próximo à sede do Corpo de Bombeiros. Aliás, a corporação também participou da ação.

A expedição foi feita em dois barcos e contou com o secretário de Meio Ambiente (Sema) Clebson Ribeiro. O grupo retirou 140 quilos de lixo das margens e do leito do rio Sorocaba, durante um percurso que durou aproximadamente duas horas e meia. “Até pensei que teria mais lixo, mas ainda assim é muita coisa”, aponta o secretário. Diretor de educação ambiental da Sema, Welber Smith comentou que 10 toneladas de sujeira, incluindo galhos, folhas, lixo e recicláveis, são retirados por mês das margens onde o rio corta a área urbana da cidade.

Os detritos flutuantes causam grande impacto na biodiversidade e aproximadamente 90 espécies foram catalogadas somente nas margens do rio Sorocaba no município. “A nossa campanha enfoca a importância de não jogar lixo nas vias públicas, que acaba indo parar no rio, o que prejudica a fauna e inda impacta na qualidade de vida de todos os habitantes”, frisa Smith.

De acordo com ele, somente dos parques municipais abertos, por semana a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) retira uma tonelada de lixo, de bituca de cigarro e papel, a plásticos em geral. “Teve dia de show no Campolim em que foi recolhida uma tonelada logo após o evento, isso em apenas um dia.” Outro trabalho desenvolvido é a recomposição da mata ciliar do rio, onde 3 mil mudas foram plantadas e outras 5 mil estão programadas até o final do ano, como parte do programa Refúgios da Biodiversidade.

Caminhada ecológica

Participante do Grupo Escoteiro Ipanema há quatro meses, Sthefany Duran, 14 anos, não se surpreendeu ao encontrar garrafas de vidro, papelão, latas, embalagens de salgadinho e plásticos em geral nas margens do rio. “E muita tampinha de garrafa. Se um animal come isso, ele pode morrer,” diz. Também escoteiro, Rafael Bykovas, 14 anos, reclamou: “Muita gente não tem vergonha na cara e não está nem aí em relação aos problemas ambientais que estão ocorrendo não só aqui, mas em todas as partes do mundo. Cada um deveria fazer a sua parte, ao menos”.

Ambos participaram, com outros 120 escoteiros, da Caminhada Ecológica no Parque Linear do Rio Sorocaba. A saída foi às 8h30, do CEA Rio Sorocaba, e durou quase três horas. Ao final, os participantes puderam adquirir gratuitamente mudas de árvores nativas, num estande montado no local. Houve ainda a pesagem do lixo retirado das margens do rio pelos quatro grupos de escoteiros, o que totalizou 88 quilos de detritos.

Welber Smith destacou que outros grupos participaram da caminhada ecológica, de forma descentralizada. Por exemplo, o Clube do Idoso desenvolveu a atividade nas proximidades da sua sede na região do bairro Pinheiros. Já os participantes dos Territórios Jovens, realizaram passeio pela região onde o rio Sorocaba margeia o Parque Vitória Régia. “No total, a ação mobilizou cerca de 800 pessoas ao longo do dia”, contabiliza.

O diretor de educação da Sema aproveita a oportunidade para convidar a população a conhecer a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta”, que acontece na Praça Lions, na Avenida Dom Aguirre. O objetivo da Prefeitura de Sorocaba por meio dessa iniciativa é, justamente, chamar a atenção das pessoas, impactando e sensibilizando-as sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques, praças da cidade. A atividade, que também faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, permanecerá no local até o dia 15 de julho.

Compartilhe no Whatsapp