Começa a concretagem da rua Araçoiaba. Obra deve ser finalizada no próximo dia 30

22/6/2015 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A concretagem do prolongamento da Rua Araçoiaba, no acesso ao Terminal Santo Antônio, centro de Sorocaba, teve início nesta semana e a previsão é que a obra esteja concluída até o próximo dia 30, informa a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). A liberação para o tráfego deve ocorrer até dez dias depois da conclusão dos serviços, pois é preciso respeitar o prazo de cura do concreto.

A reconstrução do pavimento está sob a responsabilidade de uma empresa contratada pelo Patio Cianê Shopping. O local inicialmente recebeu asfalto, mas apresentou defeito logo após a abertura ao tráfego de ônibus, no dia 26 de fevereiro. A implantação das pistas ao lado do Pátio Cianê Shopping faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Sorocaba e o Ministério Público.

A concretagem teve início na quinta-feira (18), em três segmentos de pista, e continuou neste sábado (20) pela manhã em outros dois pontos. Uma terceira fase do serviço ocorrerá na segunda-feira (22), em mais duas partes da pista. A última concretagem será no acesso com à rua Comendador Oeterer, de forma a não comprometer a entrada e saída de veículos das docas do shopping. Ao todo 150 m³ de concreto serão utilizados.

Antes porém, a intervenção demandou a remoção total do asfalto da Rua Araçoiaba. Embora o projeto da obra especifique que a camada de concreto terá 16 centímetros de espessura, há pontos em que a camada chegou a 18,5 centímetros como forma de corrigir irregularidades no piso e não deixar ondulações na pista. Ao todo, 12,8 toneladas de malha de ferro, correspondente a 245 painéis de 2,45 metros por seis metros, foram utilizadas na estrutura da pista.

A empreendedora do shopping arcou com os recursos das obras viárias, enquanto a Prefeitura se responsabilizou pelas desapropriações. As obras no local são executadas pelas empresas Fortaleza e Construtora Fonseca & Mercadante. Mestre de obras desta última, Assuete da Silva Gonçalves disse que o novo pavimento terá vida útil de no mínimo 20 a 30 anos e tem capacidade para receber alto fluxo de veículos de grande porte. “Depois disso serão necessárias apenas manutenções”.

Ônibus

Com a nova via, os ônibus que vêm da Rua Comendador Oeterer acessarão o Terminal Santo Antônio sem ter de ingressar na Rua Dr. Álvaro Soares. A saída dos ônibus do terminal em direção à Rua Hermelino Matarazzo também se dará pelas Ruas Araçoiaba, Dom Antonio Alvarenga e Viaduto Jânio Quadros. A mudança busca dar mais fluidez ao trânsito, diminuindo o fluxo de veículos de transporte coletivo da Rua Álvaro Soares.

Após a liberação, o prolongamento da Rua Araçoiaba voltará a receber os ônibus de transporte coletivo para acesso e saída do Terminal Santo Antônio. Atualmente os ônibus continuam circulando pela Rua Álvaro Soares diariamente.

Compartilhe no Whatsapp