da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Sorocaba completa sete anos do início da operacionalização das Casas do Cidadão no município e comemora o sucesso da iniciativa, considerada uma verdadeira revolução no atendimento ao munícipe. Ligadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) da Prefeitura de Sorocaba, as unidades já contabilizam mais de 8,4 milhões de serviços prestados nas seis unidades que operam em Sorocaba, o que corresponde a aproximadamente 4,4 milhões de pessoas passando pelos balcões das unidades em sete anos.
Localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, para melhor atender a comunidade, as Casas do Cidadão estão localizadas no Jardim Ipiranga, Éden, Itavuvu, Ipanema, Brigadeiro Tobias e Avenida Nogueira Padilha. A ideia é que cada unidade funcione como uma “subprefeitura”, mas sem o envolvimento político. “Os serviços prestados pela Prefeitura e outros parceiros foram descentralizados, o que agiliza o atendimento e facilita a vida do munícipe que tem um lugar mais perto de casa para resolver suas demandas. De fato, têm uma história de sucesso”, comenta o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
O casal Mariana, 27 anos, e Vitor Carvalho, 31 anos, moram em Sorocaba desde dezembro de 2013, na Vila Amato, e são habituais usuários da Casa do Cidadão do Éden, inaugurada em 10 de julho de 2008. “Viemos de Ribeirão Preto e não sabíamos aonde ir para regularizar todas as questões de moradia, impostos e outros serviços, até que descobrimos essa unidade, que fica perto de casa”, disse Vitor, que é microempresário. “Recorremos sempre a ela. O atendimento é exemplar”, completa a esposa, que atua como supervisora.
Por ano, as seis Casas do Cidadão recebem uma média de 636,7 mil atendimentos. Esse número leva em consideração a quantidade de vezes que uma determinada pessoa vai à Casa do Cidadão atrás de algum dos serviços oferecidos. Isso corresponde praticamente à população inteira de Sorocaba. No entanto, uma mesma pessoa pode solicitar um ou mais serviços cada vez que vai a uma das unidades.
Por dia, são 2.500 atendimentos, de segunda a sexta-feira. “É muita gente. Chega a ser um dado assustador. O atendimento presencial é importante, pois, embora haja serviços que podem ser solicitados via internet, muitos não têm acesso a isso”, frisa Nádia da Costa Teixeira Feitosa, chefe de Divisão da SPG.
Serviços
Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Prefeitura mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga, Correios, Tribunal de Justiça de São Paulo, Procon e Sebrae-SP para atendimento de demandas específicas nas unidades. Hoje em dia, ao todo, são 94 tipos de serviços disponíveis à população nesses estabelecimentos, número que não passava de cinquenta no primeiro ano de funcionamento das Casas do Cidadão.
Cada Casa do Cidadão dispõe de toda essa gama, com exceção da Nogueira Padilha, que não tem agência dos Correios, e o Procon, que está somente na Itavuvu, Ipanema e Nogueira Padilha. “A tendência é sempre haver alguma mudança na variedade de serviços ofertados, sobretudo ampliar a disponibilização de outros, sobretudo ligados à Administração Municipal”, diz Lincoln Salazar, assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão.
O total de serviços prestados a cada ano nas seis unidades, em média, é de aproximadamente 1,2 milhão. Gestora da Unidade Éden, Cibele Silvestre, diz que, em média, 725 pessoas passam por aquela unidade a cada dia. “A maior procura é quanto aos serviços relacionados à Urbes (220), depois Correios (210), e Prefeitura (170). Depois vem Saae (170) e CPFL (55)”, enumera.
“O acesso fácil, disponibilidade de estacionamento e rapidez no atendimento são diferenciais”, aponta o técnico de segurança do trabalho Henrique Tobias de Miranda, 28 anos, após deixar a Casa do Cidadão Éden, onde foi pedir alteração de endereço para recebimento de conta de água e de energia elétrica. Ele mora no bairro Cajuru.
A primeira e a última
A Casa do Cidadão Ipiranga (Zona Oeste) foi a primeira a abrir as portas ao público, em 14 de junho de 2008, e onde já foram realizados 945 mil atendimentos e mais de 1,8 milhão de serviços prestados. “Venho todo mês pagar as contas. Adoro esse lugar, por ser perto de casa. Tem lugar reservado para idosos sentarem e o serviço funciona bem”, elogia a aposentada Nilce Alves, 61 anos, que reside no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho e é frequentadora assídua do local.
Já a assistente de departamento pessoal Jaqueline Leôncio, 28 anos, também residente no Wanel Ville, foi até o Ipiranga para atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, no Tribunal de Justiça do Estado. “Venho aqui raramente e sempre fui bem atendida. Desta vez é para solicitar documento do meu processo de separação, invés de ir até o cartório”. Ao contrário, o motorista de ônibus Alexandre Gonçalves, 44 anos, que mora no bairro Wanel Ville visita sempre a unidade. “Vim uma vez, para me inscrever num cadastro habitacional. Agora passei mesmo para tomar uma água gelada e aproveitar a rede wi-fi para conectar o celular à internet”, diz.
A Casa do Cidadão mais recente é a da Av. Nogueira Padilha, inaugurada no dia 20 de outubro de 2013 pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio. De lá para cá, o local já realizou aproximadamente cem mil atendimentos, com 150 mil serviços prestados, aponta o gestor Ricardo Corrá. “É a primeira vez que venho ao local e achei superorganizado, limpo e agradável. Em dez minutos resolvi o que precisava quanto a uma ligação de energia elétrica”, frisa a engenheira de alimentos Daniela Archilla Bianchi, 42 anos.
Atendimento
Os maiores números de pessoas nas Casas do Cidadão ocorrem nas unidades localizadas na Zona Norte, que operam desde setembro de 2008. Na Itavuvu já foram mais de 985 mil atendimentos e 1.976.000 de serviços prestados, contra 963 mil atendimentos na Ipanema, que já prestou mais de 1.905.000 serviços desde o início do funcionamento, destaca Fabricio Cesar Mena, gestor dessa última unidade.
Parte do sucesso de movimento das Casas do Cidadão é atribuída à qualidade do atendimento prestado, em geral, por funcionários que atuam nesses locais desde que a unidade começou a funcionar. “É um atendimento vocacionado e a grande maioria deles tem muita prática e conhece bem o assunto. E também acaba gerando vínculo e empatia entre eles e os usuários, o que é positivo num ambiente comunitário”, comenta Lincoln Salazar.
A autônoma Ana Cláudia Rodrigues Siqueira, 3O anos, concorda. “É ótimo ser bem tratado, não ficar muito tempo esperando e ter o seu problema resolvido”, aponta, referindo-se às vezes que procurou por atendimento na Cada do Cidadão do Jardim Ipiranga. “A Casa do Cidadão foi uma proposta exitosa, que passou a ser fundamental no dia a dia de muitos sorocabanos e que está mais que consolidada como parte importante da estrutura de oferta de serviços e apoio à comunidade”, finaliza Nádia Feitosa, da SPG.
Casas do Cidadão – Atendimentos e Serviços | ||
Unidade | Atendimentos (nº de pessoas)** | Serviços Prestados |
Ipiranga | 945.000 | 1.850.000 |
Éden | 847.000 | 1.400.000 |
Itavuvu | 987.000 | 1.976.000 |
Ipanema | 963.000 | 1.905.000 |
Brigadeiro Tobias | 615.000 | 1.180.000 |
Nogueira Padilha* | 100.000 | 150.000 |
TOTAL | 4.457.000 | 8.461.000 |
* Única unidade inaugurada em 2013. As demais foram em 2008. |
**Número de pessoas que vão às unidades solicitar algum serviços.
Fonte: SPG
Serviço:
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157
Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden
Telefone: (15) 3335.3480
Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Telefone: (15) 3229.2950
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Telefone: (15) 3233.9975