da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Nos últimos dois anos a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), promoveu pelo menos 362 cursos de capacitação nas mais diversas áreas profissionais. Foram mais de 5.800 sorocabanos beneficiados com a capacitação oferecida pela Uniten, cujo aprendizado os tem ajudado a conseguir o primeiro emprego, uma recolocação no mercado de trabalho ou, em muitos casos, a se tornarem empreendedores.
Este é o caso de Anderson Pereira, morador do Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério”. O jovem, de 22 anos, está concluindo o curso de editoração eletrônica realizado pela Uniten e o que aprendeu o motivou a abertura de uma pequena empresa de comunicação visual, em parceria com outros três amigos.
Anderson conta que sempre gostou do tema e quando soube que a Uniten estava oferecendo o curso foi um dos primeiros a se matricular. A ideia da empresa nasceu logo nas primeiras aulas e cada um dos parceiros trabalha na própria casa. Estrategista, Pereira tem tudo planejado e um mapa com os objetivos definidos sempre a sua frente. “Trabalhamos no sistema de ‘Home Office’. Já conquistamos alguns clientes, mas os planos são mais ambiciosos”, garante o jovem.
O casal Michele e Adriano Nascimento, do Wanel Ville, tinha uma loja virtual de roupas para bebês, cuja confecção era terceirizada. Buscavam uma forma de reduzir custos e ao mesmo tempo ter maior controle sobre as peças confeccionadas. Assim, decidiram fazer o curso de Corte e Costura da Uniten, no final do ano passado. “O que aprendemos, principalmente a trabalhar com a galoneira, foi fundamental para que pudéssemos ter nossa própria confecção e atender o Brasil todo”, afirmou Michele.
Ricardo Leme Portilho, de 18 anos, morador da Vila Haro, foi um dos alunos do curso de Operador de Empilhadeira realizado pela Uniten em 2013. Embora estivesse trabalhando, queria se aprimorar para poder crescer e, quem sabe, conseguir um emprego melhor. O certificado conquistado lhe valeu a contratação pela Embraer, onde trabalha há quase um ano.
Conforme destaca o secretário Geraldo Almeida, para se alinhar às necessidades do mercado a Uniten promoveu uma reestruturação na grade de cursos, buscando parcerias com entidades reconhecidas na capacitação profissional, como Sesi, Senai, Senac, Instituto Federal e Pronatec, entre outros. “Priorizamos os cursos que têm maior demanda no mercado de trabalho local e regional, que realmente qualifiquem o trabalhador”, explica.
Um dado interessante dos cursos promovidos pela Uniten diz respeito à alta empregabilidade, que em determinados segmentos chega a 45% dos formandos. O setor de metalmecânico é o que mais atraiu alunos, com 1.376 formados nesse período. Só neste ano são 23 cursos realizados, resultando na formação de 605 pessoas, em setores como alimentação, serviços, informática e administrativo.