da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
As equipes da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) finalizam os preparativos de solo para o início da pavimentação de um novo trecho da marginal direita do rio Sorocaba, entre a ponte Fernando de Luca e a Alameda Batatais. A previsão é de que a camada asfáltica comece a ser aplicada no final da próxima semana, caso as condições climáticas favoreçam. Antes, porém, na segunda-feira (15), parte do trecho da rua Artur Caldini terá de ser fechado e haverá novas mudanças de trânsito naquela região, o que é necessário para continuidade das obras viárias, desta vez de acesso à Av. Professor Joaquim Silva.
De acordo com o engenheiro Hideo Kamada, da Semob, no momento é feito o lançamento e compactação de brita com cimento na nova via. Depois será feita a pintura impermeabilizante e, até quinta-feira, começa a aplicação do binder para posterior lançamento do asfalto definitivo. O binder é uma camada mais grossa de massa asfáltica que completa a base do solo antes da pavimentação.
As intervenções no local servirão para criar uma alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e o Alto da Boa Vista, por meio da implantação de um sistema binário entre as avenidas 15 de agosto e Professor Joaquim Silva, incluindo a Alameda Batatais. Concluída a obra, essa via tende, inclusive, a receber parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.
Em paralelo à preparação da pista, as frentes de trabalho também finalizam as obras em galerias pluviais. Tanto nas proximidades ao Centro de Referência em Educação (CRE), como no outro extremo, perto da ponte Pinga-Pinga. Devido ao movimento intenso de veículos e à proximidade do rio Sorocaba, a Semob reforçou o sistema de drenagem e a base da pista, destaca o gerente de fiscalização da Semob, Olavo Ferreira.
Mudança no tráfego
A partir de segunda-feira (15), os motoristas com destino ao jardim Saira, a partir da Alameda Batatais, terão que acessar o bairro pela alameda Itanhaém, pois o trecho da rua Artur Caldini, que dá acesso à Alameda Jaú, será fechado para obras. Quem faz o sentido contrário, vindo do Jardim Saira pela Alameda Itanhaém e com destino à ponte Pinga-Pinga, terá que acessar a rua Artur Caldini, depois a Alameda Ubatuba e, por fim, a Av. Professor Joaquim Silva. Os desvios estarão devidamente sinalizados.
As obras
As intervenções da Semob, que tiveram parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (saee) e somam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, ocorrem num trecho de seiscentos metros de extensão. No local haverá ainda ciclovia.
A obra faz parte do programa Mobilidade Total, um conjunto de obras que abrange a abertura de novos complexos viários em Sorocaba, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além de pavimentações e recapeamentos